15.05.2017Comunidade do Tatuquara tem sessão especial no cine móvel, um caminhão adaptado para cinema

A magia do cinema sobre rodas. O cine móvel, um caminhão equipado e adaptado para uma sala de cinema, chamou a atenção da comunidade do Tatuquara, nesta segunda-feira(15). Moradores, funcionários, crianças e adolescentes atendidos pelos Cras Dom Bosco e Santa Rita, foram convidados para uma sessão especial de cinema. Adultos assistiram ao filme Mãos Talentosas – a história de Ben Carson, menino pobre , da cidade de Detroit , que se transforma num neurocirugião mundialmente famoso.
A dona de casa, Renir Ferreira dos Santos (45), não lembra a última vez que foi ao cinema e ficou surpresa com a novidade. “Foi muito legal. Fiquei emocionada”, disse.
A sessão da garotada começou às 15 horas, com a exibição do filme Divertida Mente, a história de uma garota de 11 anos, que enfrenta mudanças em sua vida, quando os pais decidem morar em São Francisco. Raiva, alegria, medo, tristeza são alguns dos ingredientes do roteiro. A ideia agradou Rafael Aparecido Neneve (09). “Nunca vi uma coisa assim. Achei muito legal”.
Natalia Vitória de Oliveira (13) também gostou do que viu. “Caminhões que podem levar cultura para a comunidade. Nunca vi isso. Muito interessante a ideia”, afirmou.
Os outros filmes exibidos no Cine Móvel são Sorriso de Mona Lisa que trabalha desafios para se libertar de conceitos ultrapassados. A história se passa na Wellesley College, uma escola só para mulheres. E, Up ! Altas Aventuras, animação que trabalha o novo e o velho, através da história de um vendedor de balões, que aos 78 anos, está prestes a perder a casa e o menino Russell, de 8 anos. Eles embarcam numa mesma viagem para uma floresta na América do Sul.
Todos os filmes trabalham a diversidade, explica o produtor de eventos Felipe Cozzatti, que está viajando com o caminhão por todo o Brasil. A viagem do Cine Móvel começou no Rio Grande do Sul, onde passou por seis cidades. No Paraná já esteve em Pinhais, na Região Metropolitana e fica em Curitiba até esta terça-feira (16), quando serão apresentadas quatro sessões para os alunos da Escola Municipal Professor Osvaldo Arns, duas pela manhã e duas à tarde e mais duas à noite, uma para os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e para os alunos do curso Nosso Canto, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). De Curitiba, o projeto GiraBrasil segue para o interior de São Paulo, vai até Goiania, segue para o Nordeste e termina o roteiro no estado do Amazonas. Felipe fala da emoção ao chegar nas cidades. “Conheci adultos e crianças que nunca tinham ido ao cinema. Ver a alegira, a surpresa, o brilho no olhar, emociona”, conta o produtor.
A chefe do núcleo da FCC, Norma Calado da Silva diz que o Cine Móvel reforça o trabalho que é feito pela Fundação nas regionais. “Tem tudo a ver com o nosso trabalho. Reforça, ajuda a ilustrar o conceito de cultura e a importância da arte na vida das pessoas”.
O caminhão adaptado para uma sala de cinema tem 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, isolamento acústico, qualidade de imagem e som.
O projeto GiraBrasil, da Magna Cultura, é patrocinado pelo Instituto Carrefour, com incentivo da Lei Rouanet.
 

Autor: Comunicação Social

Fonte: Fundação Cultural

Compartilhe:

imprimir voltar