30.06.2016 Comunidade do Cajuru conta com anfiteatro para as suas atividades culturais

Com a inauguração da Rua da Cidadania do Cajuru, no último mês de abril, a comunidade daquela regional passou a contar com um espaço voltado especialmente às atividades culturais. O auditório, em forma de anfiteatro, com palco e camarins, foi projetado para atender as especificidades técnicas de apresentações de peças teatrais, shows musicais e espetáculos cênicos, sendo o único com essas características entre todas as Ruas da Cidadania.

“O espaço está aberto não só à comunidade do Cajuru, mas também às outras regionais, disponível para ensaios, apresentações e qualquer outra atividade de cunho cultural”, explica o coordenador das Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, Crizanto Westphalen. Para usar o teatro basta agendar as datas no Núcleo da FCC no Cajuru.

A concepção de um espaço cênico para a Rua da Cidadania foi uma demanda da população local encampada pela Prefeitura, que através da FCC, acompanhou o projeto de criação do equipamento e a sua execução, de forma a atender as especificações necessárias para uso artístico. Com a inauguração, alguns projetos já começaram, como é o caso do “Combo Musical”, que incentiva a formação de bandas.

O anfiteatro possibilita a reunião dos alunos dos vários cursos de música da regional para ensaios e apresentações. Sob orientação do músico Johnny Dionysio, os alunos dos cursos de bateria, violão, guitarra, contrabaixo, viola caipira, teclado, violino, canto e coral estão interagindo e formando pequenos grupos para vivenciar a prática de banda. O projeto começou no primeiro semestre de 2016, com apoio da Coordenação do Núcleo Regional Cajuru. De acordo com o professor Johnny Dionysio, a ideia é formar núcleos básicos de instrumentos, incentivando a dinâmica de grupo, o talento, a musicalidade, a experiência de palco e a iniciação ao multi-instrumentalismo.