Notícias
05.07.2018Comissões do Mecenato e do Fundo Municipal da Cultura tomam posse
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro participou da posse dos novos integrantes das comissões do Mecenato Subsidiado e do Fundo Municipal da Cultura, ocorridas na sede da FCC. A Comissão do Mecenato tomou posse na quarta-feira (04/7) e a do Fundo na quinta-feira (05/7).
Aos novos membros, a presidente da FCC deu às boas vindas, destacando a importância do trabalho das comissões para o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Curitiba (PAIC).
“O trabalho das comissões é muito importante, pois são elas as responsáveis por uma avaliação técnica dos projetos apresentados nos editais, garantindo a transparência do processo, a escolha de propostas culturais que valorizam os artistas locais e a boa aplicação dos recursos públicos”, disse Ana Cristina.
As Comissões
Os membros das duas comissões foram nomeados por Decreto do prefeito Rafael Greca para o mandato de um ano. Integram os grupos, representantes do poder público municipal, da Fundação Cultural de Curitiba e da sociedade civil (classe artística), escolhidos por área de atuação: música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico e folclore. Os nomes dos componentes da classe artística foram indicados por suas entidades representativas.
“Estamos trabalhando para organizar os processos do Fundo e do Mecenato, para que no futuro possamos continuar ampliando os recursos investidos no PAIC, e lançar editais que atendam a demanda cultural da cidade. Os novos membros das Comissões têm pela frente um ano de intenso trabalho”, ressaltou a presidente da FCC.
Mecenato
Responsáveis pela análise dos projetos culturais inscritos no PAIC, modalidade mecenato subsidiado, logo após serem empossados, os membros da comissão já iniciaram os trabalhos com a primeira reunião, onde foram escolhidos os presidentes de cada uma das sete subcomissões. Presidida por Marili Azim, indicada pela Fundação Cultural, a comissão também deliberou sobre os projetos em andamento e o estudo para atualização do Regimento.
Pela primeira vez na Comissão, Emanuela Siqueira, representante da comunidade artística e cultural organizada para a área do audiovisual, destacou estar bem empolgada porque sempre trabalhou na parte da crítica, afastada dos debates. “Desde que eu venho participando de conversas com realizadores, percebo que é muito importante participar dessas discussões para sabermos o que a gente precisa e como podemos dialogar com as outras áreas”, disse.
Participante da comissão há vários anos, a arquiteta Claudia Cristina Taborda Dudeque, também destacou a importância da participação da comunidade artística. “Estou na subcomissão de Patrimônio então o meu trabalho tem sido na avaliação de projetos, nos recursos e na colaboração para o próprio edital. A expectativa é sempre de podermos contribuir mais para a sociedade curitibana com novos projetos, melhores avaliações e fazer com que o Patrimônio tenha maior número de projetos aprovados”.
Fundo
A comissão do Fundo também iniciou os trabalhos, logo após a posse. Presidida por Luciano Kampf, representante do poder público, o grupo analisou pedidos de proponentes para ajustes em projetos.
“Com o apoio do Prefeito Rafael Greca estamos gradativamente retomando os investimentos no Fundo Municipal da Cultura. Em 2017 foram liberados R$ 2,5 milhões, valor que dobrou em 2018 quando teremos R$ 5 milhões em editais lançados até o final do ano", destacou Ana Cristina de Castro, presidente da FCC.
Empossada como membro suplente da Comissão do Fundo pela comunidade artística e cultural organizada pela primeira vez, a tradutora Blanca Hernanda Barco destaca a relevância da nova função. “Espero poder analisar e aprovar muitos projetos e levar um pouquinho mais ao conhecimento da população a existência do Fundo Municipal de Cultura, que é imprescindível para fomentar a cultura na cidade”.
Para o cineasta Igor Halter Andrade também pela primeira vez na Comissão, o trabalho pode dar visibilidade à produção audiovisual local. “É muito importante participar do Fundo Municipal de Cultura para podermos lutar para que mais projetos possam ser realizados localmente. Dessa forma poderemos dar mais vida e visibilidade aos produtos de Curitiba e região para criarmos um polo cinematográfico com uma linguagem que nós conhecemos”, afirma.
Confira aqui os integrantes das Comissões
Comissão do Mecenato Subsidiado
Comissão do Fundo Municipal da Cultura
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas