Notícias
20.10.2014Comissão finaliza proposta de lei do Sistema Municipal de Cultura
A comissão organizadora da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura finalizou os trabalhos de elaboração da proposta de lei do Sistema Municipal de Cultura, segundo os termos e critérios aprovados pela plenária, no dia 24 de agosto. O texto será agora entregue ao prefeito Gustavo Fruet, para análise do Executivo, devendo ser depois enviado à Câmara Municipal de Curitiba. Antes disso, a comissão que ficou responsável por compilar as deliberações da plenária apresentará o texto ao Conselho Municipal de Cultura, que se reúne dentro de 15 dias.
A proposta de lei sugere alterações na estrutura da Fundação Cultural de Curitiba, na lei do Fundo Municipal da Cultura, na composição e no processo de eleição do Conselho Municipal de Cultura, e ainda institui novidades, como o Sistema Municipal de Informação e Indicadores Culturais e os Sistemas Setoriais (nas diferentes áreas da cultura).
“Esse foi o resultado de todo o processo da Conferência Extraordinária, realizada em duas etapas, com ampla discussão entre o poder público, a classe artística e a comunidade organizada. Não temos conhecimento de uma lei que tenha sido tão debatida, artigo por artigo, num processo de conferência”, diz Elton Barz, coordenador da Conferência.
Segundo Barz, o processo de elaboração da lei está dentro do cronograma previsto. “Até o final desta gestão deveremos ter todos os instrumentos exigidos para a integração de Curitiba ao Sistema Nacional de Cultura, o que inclui a aprovação da Lei do Sistema Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura, com metas e diretrizes para os próximos dez anos”, afirmou.
Participação – O texto da proposta de lei do Sistema Municipal de Cultura de Curitiba foi definido por representantes da comunidade, artistas, produtores culturais e gestores públicos. Mais de 200 delegados, escolhidos em pré-conferências livres e setoriais, que reuniram mais de 2.400 pessoas, votaram, artigo por artigo, uma minuta apresentada pela Fundação Cultural de Curitiba durante a 1ª Conferência Extraordinária de Cultura, na OAB Paraná, em agosto deste ano.
Minuta da Lei Municipal de Cultura
http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/pub/file/Minuta_Lei_Municipal_de_Cultura.pdf
Leia também:
Conferência aprova proposta de lei do Sistema Municipal de Cultura
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista