20.06.2022Com volta do público, Oficina de Música terá shows de Margareth Menezes e Toquinho

De 30 de junho a 10 de julho a 39ª Oficina de Música de Curitiba vai espalhar pela cidade uma programação com 170 eventos, sendo 105 deles com entrada grátis.

A oficina vai ocupar a cidade com aulas de música, shows eruditos, de música antiga e popular, cinema, Oficina Verde, Festival de Inverno do Centro Histórico, Circuito Off em 21 bares e restaurantes e concertos para crianças em todas as regionais.

Este ano, entre os grandes shows estão os de Renato Borghetti, Toquinho, Margareth Menezes, Maestro Spok, Danilo Caymmi e Cláudio Nucci.

Do Sul ao Nordeste, confira os destaques que estarão nos palcos de Curitiba

A programação foi lançada nesta quarta-feira (15/6) ) e pode conferida no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. O evento musical também integra a programação Inverno Curitiba 2022.

O tema da oficina deste ano é o Centenário da Semana de Arte Moderna, homenageando o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A edição de 2022 celebra também a volta do público após dois anos de pandemia da covid-19.

“Nossa tradicional Oficina de Música volta a ocupar os palcos, os ouvidos e o coração da cidade, celebrando a arte moderna brasileira e a retomada. A música nos ajudará a revogar os pesadelos da vida”, diz o prefeito Rafael Greca.

Volta do público e dos alunos

No ano passado, no auge da pandemia da covid-19, a Oficina de Música de Curitiba aconteceu totalmente on-line e agora volta com a programação completamente presencial e em formato híbrido para os cursos.

O evento ocupará com aulas e apresentações cerca de 40 espaços da cidade. Os 44 cursos presenciais acontecem em 11 espaços culturais, a maioria deles no Centro e Setor Histórico: Capela Santa Maria, Casa Hoffmann, Cine Passeio, Conservatório de Música Popular Brasileira, Memorial de Curitiba, Solar dos Guimarães, Solar da Cultura, Escola de Patrimônio, Círculo de Estudos Bandeirantes, Teatro Regina Casillo.

Prata da casa

Dos cerca de 400 músicos da edição, 335 são artistas curitibanos que completam o elenco da programação e se apresentam nos palcos.

“A Oficina de Música é um legado da cidade para o Brasil e de fortalecimento dos artistas locais, movimentando também a economia por meio da arte e da cultura. Estamos muito felizes em poder oferecer novamente essa programação tão rica e valorosa ao público”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Música em debate

Para além dos palcos e salas de aula, neste ano a música também estará em debate. De 4 a 8 de julho, o II Simpósio Brasileiro de Musicologia terá 13 encontros gratuitos e abertos e é coordenado pelo mestre em Musicologia Histórica (Unespar/UFPR), Matheus Prust.

O simpósio traz nomes como Flávia Toni (USP), Rosana Lanzelotte (Musica Brasilis) e Marília Giller (Unespar) e temas como os 100 anos da Semana de Arte Moderna e a Música Imperial do Brasil.

Os encontros acontecem na Escola de Patrimônio e Liceu de Artes, no Teatro Cleon Jacques do Memorial Paranista e na Capela dos Fundadores do Memorial de Curitiba.

Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM

39ª Oficina de Música em números
170 eventos, 105 gratuitos
Shows, concertos, cinema, Oficina Verde, Circuito Off e Festival de Inverno do Centro Histórico