17.11.2020Com arte, Semana da Consciência Negra vai celebrar a igualdade racial

Curitiba terá uma semana especial, de 16 a 22 de novembro, para celebrar a cultura do povo negro, a igualdade racial e discutir ações de combate ao racismo e ao preconceito. Promovida pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial, a Semana da Consciência Negra 2020 terá exposições, ações culturais, seminário, feira de afroempreendedorismo e celebração religiosa.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, parte da programação será feita em plataformas digitais. Os eventos presenciais seguirão as normas da saúde de distanciamento social, sem aglomerações, uso de máscara e disponibilização de álcool gel para o público.

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que aconteceu em 20 de novembro de 1695 e simboliza a luta dos negros contra a escravidão e todas as formas de discriminação.

“Estamos vivendo um ano totalmente atípico, por conta da pandemia, mas montamos uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro”, explicou Marli Teixeira Leite, assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura.

A programação começa nesta segunda-feira (16/11) com a exposição de fotos Capoeira, na Rua da Cidadania da Matriz. A mostra pode ser vista das 9h às 17h, até o dia 29 de novembro.

No coreto digital do Passeio Público será feita a apresentação do livro Presença Negra em Curitiba. As imagens do livro serão exibidas de hora em hora, das 9h às 17h. A exibição vai até 21 de novembro. A ação é em parceira com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Seminário
Nos dias 19 e 20 de novembro será feito o I Seminário Curitiba Consciente – Políticas Públicas de Enfrentamento ao Racismo e Ações Afirmativas, pela plataforma digital Stream Yard, das 9h às 11h. A ação será promovida pelo Conselho Municipal de Política de Igualdade Étnico-Racial (Comper).

Afroempreendedorismo
Entre as ações da Semana da Consciência Negra 2020 também será feita a Feira de Afroempreendedores, no dia 22 de novembro, das 14h às 18h. A feira será pela plataforma Stream Yard com transmissão pelo Facebook pela página www.facebook.com/br.institutoafro. A promoção do evento é do Instituto Afro Brasil do Paraná. A feira também terá apresentações culturais e shows com os seguintes artistas:

Grupo Canjão – 14h
Serrana Flor – 14h30
Adilto Black – 15h
Léo Fé – 15h20
Christian Guibor – 15h40
Felipe Barão – 16h
Ciro Moraes – 16h20
Janine Matias – 16h40
Pretinhosidade – 17h
Operários Dub – 17h30

Programação da Semana da Consciência Negra 2020
Feira Afroemprempreenderores
Data: 22/11
Horário: 14h às 18h
Local: Plataforma Stream Yard, com transmissão pelo Facebook: www.facebook.com/br.institutoafro
Promoção: Instituto Afro Brasil do Paraná.
Curadoria ADH – Promoção da Igualdade Étnico-Racial.
Veja a exposição de produtos confeccionados por afroempreendedores pelo Instagram: https://instagram.com/br.institutoafro?igshid=cre4swy5lo9d

Live – Solo das Mares
Data: 20/11
Horário: 16h
Local: YouTube
Promoção: Isidoro Diniz Produções

Missa Afro
Data: 21/11
Horário: 16h30
Local: Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito
Transmissão ao vivo pelo Facebook: https://m.facebook.com/Pastoral-Afro-Brasileira-Curitiba-e-regi%C35A3o-1410190682558740/
Promoção: Pastoral Afro

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar