20.09.2021Com 10 mil livros baixados em um ano, Curitiba Lê Digital vira referência nacional

Dentro do ônibus, num parque ou no horário do almoço, em qualquer lugar um livro pode estar com você dentro do seu celular. O Curitiba Lê Digital oferece gratuitamente 219 opções de obras literárias para serem baixadas, além de outras dez de autores locais contemporâneos.

O Curitiba Lê Digital é um serviço da Fundação Cultural de Curitiba para incentivar a leitura, e está disponível dentro do aplicativo Curitiba App (veja abaixo como acessar).

Neste primeiro ano de funcionamento o aplicativo já virou referência nacional. Em entrevista para a revista A Seguir Niterói (RJ), a jornalista e escritora Chris Fuscado cita o Curitiba Lê Digital como um projeto bem-sucedido.

“Colocam o livro no formato que remete ao streaming, e durante um tempo ele fica disponível para leitura. Eu achei genial, logo pensei que precisamos disso em Niterói”, disse a jornalista e escritora Chris Fuscado.

O sucesso do aplicativo de leitura é percebido pelos acessos. Desde o lançamento, em maio de 2020, foi acessado por 6.160 pessoas, e 10.155 livros foram baixados, uma média de 634 livros por mês.

“Essa ideia de colocar o acesso à cultura como serviço público no aplicativo da Prefeitura (Curitiba) foi muito bacana. Estamos dando de forma fácil e rápida acesso aos bens culturais, nossa literatura e nosso conhecimento”, comentou Mariane Torres, coordenadora de literatura da Fundação Cultural de Curitiba.

Campeão de leitura
A obra mais baixada na ferramenta virtual é um livro escrito há 700 anos, antes da invenção da imprensa. Divina Comédia, a trilogia de aproximadamente 700 páginas de Dante Alighieri e que, até o período, alcançou 207 downloads.

O estudante de farmácia Eduardo Breve já leu seis livros digitais do aplicativo. Entre eles, dois livros que estão entre os dez mais acessados, Revolução dos Bichos (segundo lugar no ranking) e Dom Casmurro, obra clássica de Machado de Assis que ocupa a quarta colocação, com 72 downloads no Curitiba Lê Digital.

Eduardo sempre foi amante de livros, mas agora na faculdade não consegue carregar o exemplar físico. “É fácil, está na palma da mão. Então quando fico um pouco entediado, já busco o livro digital para me entreter “, disse o estudante.

Como baixar seu livro preferido

1º – Baixe o aplicativo Curitiba App e faça seu cadastro
2º – No menu principal, clique no ícone Curitiba Lê
3º – Faça a busca digitando o nome do livro de interesse ou pelo gênero: drama, romance, etc
4º – Ao clicar em algum título, aparece a sinopse e a opção de download. Boa leitura!