Notícias
28.11.2016 Coletivo Entre Elas promove Oficina de Intervenção Urbana para mulheres
A dupla Josie Berezin e Sylvia Aragão, artistas da dança e da performance que integram o coletivo “Entre Elas”, orientam nesta semana, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, uma oficina gratuita de intervenção urbana voltada para mulheres. Serão três encontros nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, das 14h30 às 16h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail elascoletivo@gmail.com.
A oficina propicia às participantes pensar e questionar seu papel como mulher nos espaços de convivência (em sua casa, na comunidade onde moram, lugares que frequentam e na sociedade de modo geral), assim como refletir sobre as notícias que envolvem violações de direitos das mulheres. A oficina proporcionará tempo para trocas de experiências e abordará algumas ferramentas para composição de dança: trabalhar questões de percepção do espaço, corpo, imagem e movimento, alguns princípios básicos da técnica de dança moderna, dinâmicas de improvisação como viewpoints, assim como experimentar estruturas coreográficas orientadas para o espaço urbano.
Josie Berezin e Sylvia Aragão desenvolvem projeto de residência artística no Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRDSP) e propõem a investigação do corpo na fronteira dança/performance com interesse em questionar padrões de comportamento do “ser mulher” na atualidade, problematizando-os na esfera relacional em espaços públicos.
As artistas trabalham especialmente a questão de um olhar construído pela e para a mulher, que integra ou denuncia uma cultura de violência contra o gênero feminino, mostrando que a arte pode se constituir também como espaço de debate e processo político de desconstrução deste olhar de violência. A pesquisa artística busca inspiração nas personagens literárias de Ofélia, tanto da obra “Hamlet”, de Shakespeare (escrita por volta de 1600), quanto da obra “Hamlet-Machine”, de Heiner Müller (escrita em 1977).
Serviço:
Oficina de Intervenção Urbana – Coletivo Entre Elas
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento – R. Claudino dos Santos, 56
Data e horário: dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h30 às 16h, e 2 de dezembro, às 12h30
Inscrições gratuitas pelo e-mail: elascoletivo@gmail.com
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas