14.01.2019Circo, pipoca e muita alegria marcam o lançamento do Verão Curitiba 2019

A alegria do circo marcou o lançamento do programa Verão Curitiba 2019, na tarde de sexta-feira (11/1), no Parque Náutico, no Boqueirão. Artistas do Circo Rhoney apresentaram o espetáculo para cerca de 400 crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). Para acompanhar o espetáculo, foi servida pipoca para os pequenos.

O lançamento do programa também marcou a inauguração da Praça do Circo no Parque Náutico. “Nós estamos comemorando três coisas aqui hoje: este espaço permanente para os circos, a revitalização do Parque Náutico, com requalificação do asfalto e melhoria na iluminação e o lançamento do Verão Curitiba, que vai proporcionar prática esportiva, recreação para as crianças e esporte náutico”, disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que comandou o lançamento do programa representando o prefeito Rafael Greca, que se recupera de uma cirurgia.

Melhorias
Recentemente, a Prefeitura recuperou o pavimento dos acessos do parque pela Avenida Marechal Floriano e por baixo do viaduto da Marechal. Além disso, foi restaurado o pavimento da pista de caminhada e foram feitas melhorias na iluminação da área de estacionamento e no restante do parque. O Mirante do Iguaçu (Torre de Cronometragem) também foi reformado.

Na entrada do Parque Náutico foi instalado o segundo espaço do projeto Praça do Circo, gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba. O circo Rhoney Espetacular, que iniciou temporada no Parque é palco para números de mágica, malabarismo e muita palhaçada. O globo da morte que se divide em duas partes com os motociclistas em movimento, um King Kong de nove metros de altura, entre outras atrações inéditas na capital fazem parte da programação.

Os espetáculos da temporada acontecem de quarta a sexta-feira às 20h30; sábados e domingos 16h, 18h e 20h30. Os ingressos estão à venda no local e variam entre R$30,00 (inteira) e R$10,00 (meia). Crianças menores de 3 anos no colo não pagam.

Praça do Circo
Inédito no país, a Praça do Circo foi criada para acomodar circos nacionais, de médio porte, em espaços públicos de Curitiba. São disponibilizadas áreas nos parques Náutico e o Barigui, que foram preparados para receber os circos.
A Seleção das companhias é feita por meio de edital de cadastramento lançado pela Fundação Cultural de Curitiba. O projeto teve início no Parque Barigui, onde está montado o Circo Zanchettini.

Ambos os circos integram a programação Verão Curitiba. No Bariqui, o Circo Zanchettini oferece espetáculos de mágica, palhaços e muitas atrações para crianças e adultos. O Circo funciona de terça a sexta-feira, às 20h30 e sábados, domingos e feriados às 15h, 17h30 e 20h30. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada). O Zanchettini está instalado no Parque Barigui, na BR 277 (próximo ao heliporto)

Verão Curitiba 2019
As atividades recreativas e de lazer do Verão Curitiba vão até 24 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, das 13h às 19h, e, além do Parque Náutico, ocorrerão também no Barigui, Passaúna e Lago Azul.

A coordenação do Verão Curitiba é da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), mas as ações envolvem outras áreas da Prefeitura. A Fundação Cultural de Curitiba vai participar da programação com atividades circenses e culturais.

Para garantir a segurança do público, a Secretaria da Defesa Social e Trânsito vai reforçar o efetivo da Guarda Municipal nos parques.

Presenças
Participaram da solenidade a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente da Fundação de Ação Social, Elenice Malzoni; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiane Turra; proprietários do circo Rhoney e Zanchetini, os vereadores Oscalino do Povo, Beto Moraes e Mauro Bobato.
O evento foi animado pela Banda Lyra Curitibana.