Notícias
07.01.2012Circo da Cidade faz a alegria de crianças e jovens
Aulas de trapézio, tecido acrobático, equilibrismo, malabares e lira são algumas das atividades desenvolvidas pelo Circo da Cidade, um projeto da Prefeitura de Curitiba, implantado através da Fundação Cultural, que tem feito a alegria das crianças e jovens da Regional Boqueirão. Inicialmente, o projeto que é itinerante (muda de regional conforme a demanda), ficaria instalado no Alto Boqueirão até janeiro de 2012. Mas foi o aluno Cristian Nilton Wildner (17), quem conseguiu inverter esta história: em audiência pública realizada no início de novembro pediu à Prefeitura que o circo ficasse por mais tempo.
Pedido feito, pedido aceito: o projeto ficará no Boqueirão até março de 2013. "Com o circo aqui podemos continuar a desenvolver nossas habilidades. A atitude da Prefeitura mostra respeito aos jovens e crianças da cidade", afirma Cristian.
Atualmente, a estrutura de lona, picadeiro e arquibancada com capacidade para 350 pessoas, atende mais de 60 crianças, aos cuidados atentos de Albanir de Quadros Moura. Albanir começou como bilheteiro em 1992, se apaixonou pelo circo e hoje é coordenador do projeto."O circo é prioridade, é minha vida. O sorriso de cada criança ao avançar, conseguir realizar um exercício, passar para uma nova etapa, é uma satisfação", diz.
A menina Ana Júlia de Moraes Santana, 8 anos, estuda e mora no Boqueirão. Entre os colegas que fez no Circo da Cidade tem fama de aluna aplicada, frequenta quase todas as oficinas há mais de um ano. "Eu gosto mais de atividades no tecido e trapézio, mas faço de tudo. Achei legal o circo ficar, todas as crianças do Boqueirão vão poder aprender mais", afirma.
As atividades e oficinas são feitas por empresas da área de cultura selecionadas por meio do Edital de Difusão em Circo do Fundo Municipal da Cultura. No Boqueirão são realizados 100 espetáculos por ano que levam, através de transporte gratuito, 40 mil crianças das escolas municipais para assistirem aos espetáculos.
Autor: SMCS
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas