20.09.2019Cinemateca tem sessão dupla com filmes do cineasta Fritz Lang

Quem for à Cinemateca, neste sábado (21), assistirá às obras do cineasta Fritz Lang em dose dupla. Os filmes “M – O Vampiro de Dusseldorf” (1931) e “O Segredo da Porta Fechada” (1947) vão ser exibidos gratuitamente no encontro do Cineclube do Atalante e, em seguida, na Sessão 16mm. Os dois filmes são ótimas oportunidades para conhecer um pouco da história mundial do cinema através das lentes de um dos expoentes do expressionismo alemão.

Aproximar o público de grandes obras do cinema nestes dois séculos de existência é o foco do Cineclube do Atalante, na mostra História(s) do Cinema, que exibe o clássico do suspense “M – O Vampiro de Dusseldorf”, às 16h. Proibido de ser exibido pelo Partido Nazista durante seu lançamento, “M – O Vampiro de Dusseldorf” pode ser considerado uma das obras-primas que veio a influenciar toda uma geração de filmes noir.

Para complementar a programação, direto do seu acervo de 2 mil títulos em película, a Cinemateca projeta na Sessão 16mm o longa-metragem “O Segredo da Porta Fechada” (1947), às 19h. O filme é um dos vários de suspense que Fritz Lang realizou enquanto trabalhou em Hollywood.

Sobre Fritz Lang

Nascido na Áustria, Fritz Lang (1890-1976) foi produtor, diretor e roteirista que viveu boa parte de sua vida entre Alemanha e Estados Unidos. O conhecido diretor de Metropolis (1927) representou na tela, ao lado dos cineastas F. W. Murnau e Robert Wiene, as angústias e fantasias sombrias de uma sociedade alemã pós-primeira Guerra Mundial.

Após recusar um cargo no Partido Nazista e separar-se de sua esposa, a roteirista Thea von Harbou, que decidiu trabalhar para os nazistas, Fritz Lang foi para Hollywood, onde produziu a maior parte de sua filmografia.

Programação

16h
M – O VAMPIRO DE DUSSELDORF
(M – Eine Stadt sucht einen Mörder, Alemanha, 1931, 117’)
Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer. Então, um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos.
Direção: Fritz Lang
Elenco: Peter Lorre, Ellen Widmann e Inge Landgut
Classificação: 12 anos

19h
O SEGREDO DA PORTA FECHADA
(Secret Beyond the Door, EUA, 1947, drama/suspense, 99’, 16mm)
Prestes a se casar com um amigo, a jovem Celia tira férias e viaja para o México. Lá ela conhece o homem dos seus sonhos, Mark, com quem se casa dias depois do primeiro contato. Os dois vão morar juntos na mansão dele, misteriosa e sombria como o dono. Com o passar do tempo, ela vai desvendando os segredos do local, mas um quarto especial, sempre trancado, continua intrigando-a.
Direção: Fritz Lang
Elenco: Joan Bennett, Michael Redgrave, Paul Cavanagh
Classificação: 14 anos

Serviço:
Cineclube do Atalante e Sessão 16mm
Data: 21/9 (sábado)
Horário: 16h e 19h
Local: Cinemateca (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada Franca

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar