Notícias
10.02.2025Cinemateca recebe projetor de última geração e prepara programação especial para celebrar 50 anos
A Cinemateca de Curitiba, que fará 50 anos em abril, está sendo modernizada para oferecer ao público uma experiência mais robusta e completa. O espaço da Fundação Cultural acaba de receber um projetor digital de última geração, que permitirá exibições de filmes em alta definição de som e imagem. O novo projetor será inaugurado com a nova programação, no mês de aniversário.
Com esse investimento, a Cinemateca de Curitiba se torna a única sala de cinema do Paraná capaz de exibir filmes em película 35mm, 16mm, 8mm. O novo equipamento faz parte de um projeto de modernização da infraestrutura técnica, que inclui também a digitalização do acervo de filmes.
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr., visitou nesta segunda-feira (10/2) as instalações da Cinemateca para acompanhar a chegada do equipamento.
“A proposta é preparar a Cinemateca para oferecer uma programação especial, flexível e que contemple tanto novas produções quanto o seu acervo histórico. O investimento também permite integrar a Cinemateca com mostras e festivais, como o Olhar de Cinema”, destacou Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba
A visita contou ainda com a presença de Gabriel H. Tomich, coordenador de Arquitetura do Museu Internacional de Arte, que será implantado em Foz do Iguaçu em parceria com o Centre Pompidou, da França. O local terá um cineteatro e a visita foi para avaliar o desempenho do projetor digital.
Modernização e acessibilidade
O novo projetor foi adquirido com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, em um investimento de R$ 644 mil. Com ele, a Cinemateca poderá exibir filmes no formato DCP (Digital Cinema Package) e oferecer acessibilidade com Libras e Audiodescrição.
A modernização também amplia a rede de cinemas de rua da Fundação Cultural de Curitiba, que agora conta com cinco salas equipadas com projeção digital: Cine Ritz e Cine Luz (Cine Passeio), Cine Guarani (Portão Cultural), Cineteatro da Vila (CIC) e Cinemateca de Curitiba (São Francisco).
Além disso, a digitalização do acervo está no pacote de modernização e facilitará o acesso às quase 4 mil obras acumuladas ao longo dos 50 anos de história da Cinemateca, que reúne filmes em película e formatos digitais, como DVDs.
Meio século de preservação do cinema
A Cinemateca foi inaugurada em 23 de abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro. Em 1998, ela ganhou a sede atual. A inauguração do espaço, com 100 lugares, no bairro São Francisco, contou com a presença da atriz Fernanda Montenegro, que, na época, promovia o filme Central do Brasil, indicado ao Oscar.
Dedicada à preservação da memória cinematográfica, a Cinemateca de Curitiba realiza pesquisas, documentação e difusão do cinema de arte. Seu acervo inclui, além de filmes, cartazes, equipamentos antigos e uma biblioteca especializada. O espaço também se destaca pelo trabalho de preservação do cinema paranaense e pelo incentivo a novos cineastas.
Em 2023, a Cinemateca passou por uma reforma estrutural, garantindo melhores condições para suas atividades.
imprimir voltar
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito