18.09.2018Cinemateca recebe mostras do Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

A Cinemateca de Curitiba recebe a partir desta terça-feira (18/09), três mostras da programação do VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. As exibições acontecem às 19h e seguem até o dia 20, com entrada franca. O encerramento do Seminário acontece dia 21, no Cine Guarani.

O primeiro dia de programação na Cinemateca traz a Mostra Cine Egresso, que tem como objetivo exibir e debater obras cinematográficas que tenham tido a participação criativa de alunos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná (FAP/Unespar), realizadas durante sua passagem pela escola ou fora dela.
A convidada é Caroline Biagi, que trabalha como diretora, roteirista e produtora desde 2010. Roteirizou e dirigiu os curtas metragens, "Partida", "O fim do verão" e "Noite Púrpura", todos exibidos em diversos festivais brasileiros.

Na quarta-feira (19/09) acontece a Mostra Curta Mobile, com premiação e exibição dos trabalhos inscritos no festival de curtas-metragens filmados exclusivamente com o celular. Produzidos por estudantes, o festival é dividido em seis categorias: videoclipe, documentário, ficção, videoarte, animação ou filme publicitário. Os curtas têm de 1 a 5 minutos e são premiadas em cada categoria a melhor ideia, a melhor produção e a melhor edição.

No dia 20, quinta-feira, é a vez da mostra universitária “Mostra o teu que eu mostro o meu”, organizada pelos alunos do curso de cinema da FAP/Unespar. A mostra, que está em sua 11ª edição, tem como principal objetivo estimular os estudantes e futuros profissionais do cinema e do audiovisual a terem o seus primeiros contatos com o público e apresentar seus trabalhos extraclasse, promovendo assim o debate e a reflexão sobre os caminhos e escolhas dessa nova geração de realizadores.

Debate
O encerramento do Seminário acontece no dia 21de setembro, às 19h, no Cine Guarani, com a exibição do documentário “Terreiro: Luz Som e Movimento” e mesa de debate com a presença de Mãe Lilian de Iemanjá, Hertz Wendel de Camargo e Marcos Henrique Camargo.

O documentário tem como protagonista o Terreiro de Umbanda Vovó Benta, que possui quase 500 médiuns, localizado no Bairro Alto, em Curitiba. O objetivo é narrar o cotidiano do terreiro deixando os rituais falarem por si nas imagens, além de destacar a filosofia de seus dirigentes. O terreiro escolhido, em especial, possui uma relação íntima com o cinema, pois em linguagem cênica é um espaço que se assemelha a uma sala de projeção; seus ritos traduzem a essência da religião em imagens e sons em movimento.

O Seminário
O VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva é promovido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da UFPR, com a poio da Fundação Cultural de Curitiba.

Composto por Mesas, Simpósios e Mostras de Cinema, o Seminário consolida-se como uma das mais importantes referências na socialização de teorias e práticas sobre a Linguagem Cinematográfica e Audiovisual no Paraná e também no Brasil.
A programação completa do seminário está disponível em www.cinemaemperspectiva.com

18 a 20 de setembro, às 19h
Mostras do VII Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

Dia 18 de setembro: Mostra Cine Egresso