13.07.2014Cinemateca recebe jovens do projeto Portal do Futuro em sessão de cinema e futebol

 Em tempos de Copa do Mundo, jovens participantes do projeto Portal do Futuro Boqueirão, da Prefeitura de Curitiba, tiveram uma nova experiência envolvendo o futebol na noite desta sexta-feira (11). Eles acompanharam uma sessão do 5º CineFoot – Festival de Cinema de Futebol realizado na Cinemateca de Curitiba, com sessões gratuitas.

O grupo de 25 rapazes e garotas assistiu ao divertido curta-metragem uruguaio “Para Exportação”, uma história relacionada ao Mundial de 1950 no Brasil, e ao documentário de longa-metragem “João”, sobre o polêmico jornalista e técnico João Saldanha, que classificou a seleção brasileira para a Copa de 1970.

“Adoro futebol e achei muito interessante ver os filmes. É uma ótima oportunidade poder assistir a sessões gratuitas, pois muitas vezes os jovens do nosso bairro desistem de ver filmes porque o ingresso é caro para nós. É muito importante termos acesso ao esporte e à cultura.”, diz Mayara de Morais, 17 anos, que já praticou capoeira no Portal do Futuro Boqueirão.

“Vimos filmes com temas diferentes, aos quais não temos acesso e com os quais aprendemos muito. Gostaria que houvesse mais eventos como esse para o pessoal do Portal”, confirma Maicon Nilton Wildner, 18 anos, professor de informática no Portal Boqueirão.

Os jovens dos Portais do Futuro Cajuru e Bairro Novo também acompanharam sessões na quarta (9) e quinta-feira (10). “O objetivo do projeto Portal do Futuro é fazer com que a juventude viva sua experiência na plenitude. Foi muito bonito assistir e compartilhar os filmes com esses jovens, todos estavam entretidos durante a sessão e ficaram muito animados ao final. Temos que dar mais oportunidades de acesso à cultura aos jovens do projeto”, diz o Aluisio Dutra Jr, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que também acompanhou a sessão desta sexta-feira.

Neste sábado (12), participantes de atividades do Parque Peladeiro (Cajuru)foram à Cinemateca para ver cinco curtas-metragens com a temática futebol, entre eles o documentário “Vila das Torres 2014”, realizado com depoimentos da comunidade do bairro curitibano.

CineFoot

O CineFoot foi criado em 2010 pelo produtor cultural Antonio Leal, sendo organizado inicialmente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O evento chegou à capital paranaense no ano passado e, em 2014, tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural, e patrocínio dos Correios. “Neste ano, o CineFoot está sendo organizado em todas as cidades-sede da Copa do Mundo. Em parceria com a Prefeitura, trouxemos o pessoal do Portal do Futuro e está sendo ótima a participação deles. Um dos objetivos do projeto é democratizar o acesso à cultura a todos”, informa Henrique Davini, coprodutor do CineFoot em Curitiba.

O evento está homenageando com placas especiais jogadores dos três principais clubes da capital e também jornalistas da área esportiva da cidade. Nesta sexta-feira, quem recebeu uma placa especial do Cinefoot foi Caio Júnior, ex-jogador e técnico do Paraná Clube. Também foram lembrados os jogadores Dirceu Kruger (Coritiba Foot Ball Clube) e Barcímio Sicupira (Clube Atlético Paranaense) e o radialista e narrador Edgar Felipe.

O festival será encerrado no domingo (13) com uma sessão às 20 horas, destacando o curta-metragem “O Pai do Gol”, sobre o narrador José Silvério, e o longa “Os Rebeldes do Futebol”, com a história de grandes jogadores que foram além do esporte como Sócrates, Eric Cantona, Didie Drogba, entre outros.

Autor: SMCS

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar