05.11.2019Cinemateca recebe festival internacional de documentários estudantis

Entre os dias 7 a 10 de novembro, a Cinemateca servirá de espaço para o Festival Internacional do Documentário Estudantil (FIDÉ). Organizado pela Motim Comunicação e Artes, a edição brasileira do festival exibe 24 documentários produzidos por estudantes de cinema oriundos de 13 países. O evento ainda conta com sessão especial do filme Cine Marrocos, mostra em homenagem ao documentarista Paulo Gil Soares e uma exposição fotográfica.

As atividades do FIDÉ Brasil começam nesta quinta-feira (7/11), às 19h30, com a sessão única do documentário Cine Marrocos, de Ricardo Calil. O longa-metragem vencedor do prêmio É Tudo Verdade de 2019 – dedicado a exibição de documentários – conta a história da ocupação do Cine Marrocos, antigo cinema localizado no centro de São Paulo. A sessão terá presença do diretor do filme para um bate-papo comandado por João Menna Barreto.

O FIDÉ surgiu em 2008 a partir da iniciativa de estudantes franceses de criar um espaço de pensamento crítico do cinema documental no âmbito escolar, acadêmico e de cursos livres. O festival contabiliza a exibição de cerca de 300 obras de estudantes das mais diversas nacionalidades, sempre voltado a discutir a prática do documentário com as instituições de ensino mundo afora.

Desde 2012, a Cinemateca de Curitiba tem recebido as edições brasileiras do festival internacional. Neste ano, o número de filmes inscritos triplicou quando comparado aos anos anteriores. Mais de 600 filmes passaram pela curadoria do festival que prezou por filmes que apresentassem novas abordagens estéticas ao gênero de não ficção.

A quinta edição do festival  presta tributo a Paulo Gil Soares, documentarista que participou da iniciativa Caravana Farkas. Quatro filmes do diretor, rodados entre os anos de 1960 e 1970, participam da Sessão Retrospectiva, no domingo (10/11), preparada pelos curadores do festival. Em seguida, Eduardo Baggio, Cristiane Senn e Waleska Antunes comentarão as obras do cineasta baiano.

Confira toda a programação de horários e filmes do FIDÉ Brasil 2019.

Serviço:
FIDÉ Brasil 2019 – Festival Internacional do Documentário Estudantil
Data: 7/11 a 10/11 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h às 22h (Quinta a Sábado) | 16h às 22h (Domingo)
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Classificação: 14 anos
Entrada Franca

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar