Notícias
26.08.2019Cinemateca preparou manhã especial para alunos da APAE
Alunos com deficiência intelectual e múltipla da APAE de Fazenda Rio Grande tiveram uma manhã especial fora da sala de aula, na última sexta-feira (23). A Cinemateca de Curitiba preparou uma sessão especial de filmes infantis para alunos e professores vindos do município vizinho. A atividade extracurricular é parte das ações afirmativas da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, realizadas de 21 a 28 de agosto.
Cerca de 90 pessoas deram boas risadas com a seleção de cinco curtas-metragens abordando assuntos afetivos com mensagens otimistas e leves. Segundo Júlio Manso Vieira, programador das ações educativas da Cinemateca, a curadoria procurou primeiro entender as necessidades e a sensibilidade emocional dos alunos, para então escolher os filmes que pudessem ser compreendidos pelo público presente.
Durante toda a manhã de sexta, os alunos aproveitaram o espaço da Cinemateca. “Quando abrimos o espaço para este tipo de atividade, queremos proporcionar uma experiência inesquecível àqueles que nunca foram ao cinema. Por isso, todas ações, incluindo o lanche servido, são para aproximar os alunos das linguagens artísticas”, afirma Júlio Manso.
Semana de atividades afirmativas
A visita dos alunos à Cinemateca faz parte da semana de conscientização sobre pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. Instituída em 2017, a semana é uma maneira de colocar em pauta discussões envolvendo respeito, igualdade e inclusão de pessoas com deficiências cognitivas.
“Tivemos a ideia de trazer os alunos para cá, pois sabemos que muitos, por vários motivos, nunca acompanharam uma sessão de cinema. Como estamos na semana de conscientização de pessoas portadoras de deficiências intelectuais, a ideia foi oferecer um dia em que pudessem se divertir e conhecer outros espaços sociais”, explica a vice-diretora da APAE de Fazenda Rio Grande, Nilce Salete.
Serviço:
Cinemateca de Curitiba
Endereço: Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
*a solicitação para utilização do espaço para ações educativas deve ser encaminhada para o email: agendacinemateca@fcc.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone: (41)3321-3252
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas