02.03.2012Cinemateca lança vídeo que valoriza músicos locais

A Cinemateca de Curitiba dedica toda a tarde deste domingo (4) ao lançamento do vídeo "Ai, Ai, Ai", resultado do projeto "Playing for Curitiba", liderado por Luciano Cordoni e Rodrigo Ferreira do Amaral, da Rádio Música Curitibana - um dos blogs hospedados no site da Gazeta do Povo -, e pelo músico e produtor Eugênio Fim. A exibição acontece em sessões corridas, de 15 em 15 minutos, das 14h às 17h, com entrada franca.

O projeto "Playing for Curitiba" reuniu mais de 30 músicos e cantores curitibanos para cantar e tocar uma mesma música: "Ai ai ai", do compositor paranaense Mauro Barbosa. Nomes como Big Time Orchestra e Michele Mara, Vinicius Nisi e Uyara Torrente (da Banda Mais Bonita da Cidade), Jô Nunes, Vilma Ribeiro, Ângelo Esmanhoto e Alexandre França, entre outros, se espalharam pela cidade para gravar o clipe.

O formato é diretamente inspirado pelo projeto internacional Playing for Change. Traduzido como "tocando por trocados" ou "tocando por mudança", o trabalho começou com um documentário sobre músicos de rua ao redor do mundo, e hoje é uma fundação que promove a educação musical.

A ideia curitibana é a valorização da cena musical local. "Queremos fazer com que as pessoas enxerguem os artistas e ouçam a boa música que existe aqui", diz Rodrigo do Amaral. O arranjo coletivo começou com uma base, gravada com ukelele (instrumento musical de cordas) e voz, no início de dezembro passado. Depois, cada instrumentista foi gravado separadamente. As participações foram registradas com um equipamento móvel de gravação de áudio e duas câmeras em locais como a Praça Espanha, Teatro Guaíra, calçadão da Rua XV de Novembro, Museu Guido Viaro, Bosque João Paulo II e Parque Barigui.

Os responsáveis pelo projeto esperam que "Ai Ai Ai" seja o primeiro de uma série, toda gravada sobre canções de compositores de Curitiba.

Lançamento do vídeo "Ai, Ai, Ai", dentro do projeto "Playing for Curitiba"
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco)
Data e horário: dia 4 de março de 2012 (domingo), com sessões corridas de 15 em 15 minutos, das 14h às 17h.
Ingresso: gratuito

Fonte: Rádio Música Curitibana