Notícias
21.11.2012Cinemateca lança filmes da Oficina de Cinema Digital
Nesta quinta-feira (22), às 19h30, a Cinemateca de Curitiba lança os curtas-metragens produzidos durante a Oficina Prática de Cinema Digital ministrada naquele espaço, no período de junho a outubro de 2012. Os dois filmes – um de ficção e um documentário – resultaram do trabalho desenvolvido por 30 alunos selecionados entre 460 inscritos. A entrada é franca.
Os participantes passaram por uma fase teórica, com oficinas de História e Teoria do Cinema, Roteiro, Direção de Ficção, Direção de Documentário, Fotografia, Montagem, Edição e Mixagem de Som e Produção, sob a orientação de cineastas e profissionais de audiovisual de renome internacional. Durante as aulas, os alunos elaboraram o roteiro do curta de ficção e elegeram o tema do documentário, que foram efetivados na segunda parte do curso.
O curta-metragem “Só Papéis” (PR, 2012 – 12’ – ficção – digital) retrata o fascínio repentino de uma jovem pelo conteúdo de um saco de lixo. O filme “Na Sala Escura” (PR, 2012 – 20’ – documentário – digital) registra as sensações e memórias ligadas às primeiras experiências no cinema. “Um dos fatores mais marcantes do curso foi a diversidade da formação dos alunos, vindos de várias áreas”, ressalta Pamela de Almeida, jornalista recém-formada pela Universidade Positivo e uma das participantes do curso. “As aulas, além de permitirem a convivência com nomes consagrados da produção cinematográfica brasileira, que emprestaram seu conhecimento, contribuíram para o aperfeiçoamento dos alunos, independentemente de suas profissões”, comenta.
Para Pamela, o Curso de Cinema Digital da Cinemateca de Curitiba foi definitivo para dar sequência ao plano de investir nesse setor. A jovem prepara-se para cursar Cinema, no próximo ano, na Faculdade de Artes do Paraná – FAP.
Serviço:
Lançamento dos filmes da Oficina Prática de Cinema Digital da Cinemateca de Curitiba 2012.
“Só Papéis” (PR, 2012 – 12’ – ficção – digital)
“Na Sala Escura” (PR, 2012 – 20’ – documentário – digital)
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco).
Data e horário: dia 22 de novembro de 2012 (quinta-feira), às 19h30.
Classificação livre para o programa
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito