10.06.2016Cinemateca exibe Festival de Cinema Europeu

A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 14 a 19 de junho, o Festival de Cinema Europeu, com a exibição de 15 filmes de países diferentes – Romênia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Alemanha, Suécia, Espanha, Dinamarca, Itália, França, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Hungria e Áustria. Produzidos na última década, os filmes apresentam um panorama atual da produção cinematográfica do continente. A entrada é franca.

Programação:
Dia 14/06/16 – terça-feira, às 16hs
O CASAMENTO SILIENCIOSO (Romênia/2008, 16 anos, 87’)
Sinopse: Em uma pequena aldeia isolada, em 1953, um casamento é interrompido pela notícia sobre a morte de Stalin. Porque qualquer celebração pública é proibida, eles decidem transformar este evento feliz em um casamento em silêncio. Mas, quando os convidados bebem e se sentem bem, eles esquecem o voto de silêncio que fizeram e o “casamento silencioso” torna-se uma verdadeira festa em seu próprio direito, com consequências trágicas.
Um filme sobre o absurdo da história e como destinos individuais podem ser destruídos pela cegueira coletiva, sobre como a comédia animada pode degenerar em tragédia.

Dia 14/06/16 – terça-feira, às 18hs
SÓ O MELHOR PARA O NOSSO FILHO (Países Baixos/2014, Livre, 87’)
Sinopse: Kees tem 49 anos, é autista e ainda mora com seus pais. O amor deles dá a Kees a possibilidade de se desenvolver como um adulto relativamente independente. Mas o que acontecerá quando os pais de Kees, agora com 80 e 83 anos, não puderem mais cuidar dele? A cineasta Monique Nolte acompanha as tentativas dos pais de Kees de criar um futuro perfeito para seu filho autista.

Dia 14/06/16 – terça-feira, às 20hs
Palestra sobre Cinema Polonês

Dia 15/06/16 – quarta-feira, às 18hs
ARISTIDES DE SOUSA MENDES – O CÔNSUL DE BORDÉUS (Portugal/2011, 12 anos, 90’)
Sinopse: Com a invasão de França pelas tropas nazistas, milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todas aquelas pessoas teriam como destino os campos de concentração. Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, revisita a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade.

Dia 15/06/16 – quarta-feira, às 20hs
OCIDENTE (Alemanha/2013, 12 anos, 102’)
Sinopse: No fim dos anos 1970, na Alemanha Oriental, Wassilij (Carlo Ljubek) é um físico russo que vive com a esposa Nelly Senff (Jördis Triebel) e o filho Alexej (Tristan Göbel). Ele frequentemente viaja para participar de conferências. Desta vez, não será apenas mais uma viagem, como a família pensa. O físico não voltará para casa. Três anos mais tarde, Nelly tem o objetivo de se casar com um homem do lado ocidental para Alexej ter uma vida melhor.

Dia 16/06/16 – quinta-feira, às 18hs
UMA SEPARAÇÃO (Suécia/2014, Livre, 70’)
Sinopse: Tudo bem jogar fora seu velho vestido de casamento? O que fazer com as taças de cristal que ninguém quer? Uma Separação de Karin Ekberg é um documentário tragicômico que explora os últimos atos de um longo casamento. Um filme sobre a tentativa de um recomeço, quando algo – por fim e infelizmente – acaba.

Dia 16/06/16 – quinta-feira, às 20hs
AS OVELHAS NÃO PERDEM O TREM (Espanha/2014, 12 anos, 103’)
Sinopse: Essa é uma comédia otimista sobre como uma turma de amigos, de uns 40 anos, afronta as mudanças da sociedade atual. A falta de trabalho, a necessidade de se reciclar, as histórias de amor que poucas vezes seguem o “para sempre” e a sensação de que as coisas não são como tinham nos falado, cercam os personagens que lutam para reencaminhar as suas vidas, combinando situações do quotidiano com cenas surrealistas nas quais todos podemos nos identificar.

Dia 17/06/16 – sexta-feira, às 18hs
O IDEALISTA (Dinamarca/2015, 10 anos, 114’)
Sinopse: Filme de suspense sobre um capítulo secreto da história dinamarquesa do século XX. Durante a guerra fria, um avião americano contendo bombas de hidrogênio sofre um acidente perto da base americana na Groenlândia. Diversos trabalhadores dinamarqueses são escalados para limpar o local do acidente. Vinte anos depois, um velho trabalhador da base conta a um jovem jornalista sobre doenças estranhas e mortais que afetam seus companheiros e que poderiam estar associadas à carga contida no avião. O jornalista passa a investigar o caso e acaba descobrindo que o assunto tem o envolvimento tanto do governo dinamarquês como do governo americano.

Dia 17/06/16 – sexta-feira, às 20hs
A VARIÁVEL HUMANA (Itália/2009, 14 anos, 83’)
Sinopse: Depois do assassinato, em Milão, de um empresário intimamente ligado à política, um delegado é forçado pelo superior a assumir o caso que logo se tornará muito delicado. Na mesma noite nos quartos da delegacia de polícia também entra Linda, sua filha, presa porque encontrada na posse de sua pistola de serviço.
A pesquisa o levará em contato com um mundo metropolitano decadente e corrupto e com implicações inesperadas que irão forçá-lo a enfrentar a sua vida pessoal e o seu papel de pai que tinha negligenciado após a morte de sua esposa.

Dia 18/06/16 – sábado,  às 16hs
HOPE (França/2014, Livre, 86’)
Sinopse: Léonard salva Hope da morte em pleno deserto do Saara. Ele é camaronês, ela nigeriana, e os dois desejam abandonar a África e alcançar a Europa. Defendendo-se dos perigos da área hostil, eles firmam uma parceria que logo evolui para romance.

Dia 18/06/16 – sábado – às 18hs
FAIR PLAY (República Tcheca/2014, 12 anos, 100’)
Sinopse: Década de 80 na Tchecoslováquia. A talentosa jovem atleta Anna está selecionada para a equipe nacional e começa a treinar para se qualificar para os Jogos Olímpicos. Como parte da preparação, ela é colocada em um “programa médico” secreto onde é dopada com esteroides anabolizantes. Seu desempenho está ficando melhor, mas depois que ela entra em colapso no treinamento, descobre a verdade sobre as drogas. Anna decide continuar sua preparação sem os esteroides, embora sua mãe esteja preocupada que ela não se qualifique para os Jogos, que vê como a única chance da filha escapar da Cortina de Ferro.

Dia 18/06/16 – sábado, às 20hs
O LIMPADOR (Eslováquia/2015, 12 anos, 94’)
Sinopse: Tomás é um jovem não muito sociável. Ele vai ao psiquiatra, que é claramente obrigado a ir, e conta que às vezes sai para tomar cerveja com os amigos. Porém, na realidade, o hobby dele é ficar escondido e observar a rotina dos vizinhos. Até que um dia, Tomás se apaixona em um dos apartamentos em que observa. Kristina é o seu objeto de fascinação, ela mora com o irmão mais velho, e Tomás logo percebe que há algo de errado com esta família.

Dia 19/06/16 – domingo, às 16hs
FELIZ PARA MORRER (Eslovênia/2013, Livre, 100’)
Sinopse: Ivan, um professor da música aposentado, tem 76 anos e está cansado de viver. Por isso, compra uma tumba e entra num lar de idosos, já pronto para morrer. Porém, num curso de informática ele descobre a paixão de viver.
Feliz para morrer é uma comédia dramática, inspirada pela vida real. É uma história de envelhecimento que quebra todos os estereótipos. É uma história que mostra que nunca é demasiado tarde para viver.

Dia 19/06/16 – domingo, às 18hs
AGLAJA (Hungria/2012, 16 anos, 116’)
Sinopse: Baseada em fatos reais, esta é a história da infância e adolescência de Aglaja, filha de uma família de artistas circenses do Leste Europeu. A família foge para a Europa Ocidental após cometer um roubo que os permite começar uma nova vida. Para alcançar o sucesso, sua mãe gasta todo o dinheiro da família para realizar um número perigosíssimo: ficar pendurada pelos cabelos no domo do circo. Toda noite, Aglaja é aterrorizada pelo medo de perder sua mãe.

Dia 19/06/16 – domingo, às 20hs
O VALE SOMBRIO (Áustria/2014, 12 anos, 115’)
Sinopse: Sam Riley é Greider, um forasteiro vindo dos Estados Unidos que se apresenta como um fotógrafo em uma vila. Sua intenção é pedir abrigo durante o inverno rigoroso, algo que consegue somente desembolsando todas as suas economias para Hans Brenner (Tobias Moretti), chefe de um grupo familiar que amedronta os moradores através de ameaças e, em casos mais extremos, violência. Logo comprovamos que Greider não é quem diz ser e há motivações obscuras por trás do seu interesse em visitar um local em que uma maioria é reprimida pelos Brenner. Ao desdobrar este mistério, Andreas Prochaska realça Luzi (Paula Beer), a figura feminina principal do filme, uma opção pouco usual para a narração em off. “O Vale Sombrio” garante autenticidade e tensão.

Horário: 16hs, 18hs e 20hs
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Ingresso: Gratuito
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar