18.03.2011Cinemateca exibe DVD de Arrigo Barnabé com a Orquestra À Base de Sopro

Na programação da Cinemateca de Curitiba, um dos destaques é a exibição do DVD do show realizado por Arrigo Barnabé e a Orquestra À Base de Sopro para comemorar os 30 anos da ópera-rock “Clara Crocodilo”. O show aconteceu em 2009, no Teatro Guaíra, e o DVD foi lançado em novembro do ano passado, na Virada da Corrente Cultural. As sessões na Cinemateca, com entrada franca, acontecem até 31 de março e integram a programação de aniversário dos 318 anos de Curitiba.

“Clara Crocodilo”, primeiro álbum lançado por Arrigo, inaugurou nos anos 80 o movimento cultural Vanguarda Paulistana. A música tornou-se um marco na MPB pela curiosa mistura de música serial-dodecafônica com rock e poesia marginal bem-humorada. A proposta de resgatar a obra, em arranjos especiais para orquestra de sopros, partiu do flautista Sebastião Interlandi Júnior. Integrante da Orquestra À Base de Sopro, o músico elaborou o projeto do DVD e obteve os recursos para sua execução pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba.

A gravação vem ganhando destaque, inclusive em sites internacionais. O site americano waysidemusic.com, que vende álbuns de música progressiva contemporânea de importantes nomes internacionais, colocou em seu catálogo o DVD gravado pelo compositor londrinense e a orquestra curitibana. A versão gravada em 2009 merece elogios do site, que destaca a sonoridade do trabalho, capaz de vencer qualquer barreira idiomática.

Junto com o DVD será apresentado, na mesma sessão, o curta “A estória de Clara Crocodilo”, de Cristina Santeiro, com Arrigo Barnabé, Durval de Souza, Célia Maracajá e Fernando Vaz. O filme foi produzido em 1980 e conta a história da personagem central da ópera-rock criada por Arrigo.

Serviço:
Exibição do DVD do show “Arrigo Barnabé e Orquestra À Base de Sopro – 30 anos de Clara Crocodilo”
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1174)
Dias 21, 22 e 24, sessões às 15h45, 18h e 20h
Dia 23, sessão somente às 15h45 e 18h
Entrada franca.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar