13.11.2014Cinemateca exibe curta-metragem feito por professores de escolas municipais

A Cinemateca de Curitiba exibirá às 19 horas desta quinta-feira (13) o curta-metragem “Sobressalto”, produzido por um grupo de profissionais da rede municipais de ensino, durante o Curso de Produção de Cinema e Vídeo, oferecido pelo projeto EduCultura. A sessão tem entrada franca.

Foram 44 horas de cursos, de julho a novembro, com aulas ministradas pelos cineastas Geraldo Pioli, Marcos Sabóia e Nivaldo Lopes. Durante as aulas, um grupo de 40 professores aprendeu técnicas de produção de vídeo que resultaram na produção do curta. O EduCultura é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural, dentro do programa de Formação Continuada dos Profissionais do ensino.

O EduCultura oferta ingressos para espetáculos, shows e atividades nas diferentes linguagens artísticas, além de promover cursos em áreas cultuais. Além de cinema, são oferecidas vagas em oficinas e cursos de música, dança, teatro e atividades de literatura.

O curso de cinema integra uma perspectiva diferenciada de trabalho com o vídeo em sala de aula. “São momentos de aprendizado das técnicas de gravação que podem acrescentar no trabalho dos profissionais que têm interesse em realizar oficinas de cinema com seus estudantes”, diz a gerente de Difusão Cultural da Secretaria Municipal da Educação, Magda Xavier.

Um dos objetivos é o de desenvolver o conhecimento, a valorização e a divulgação da cultura por meio da linguagem cinematográfica. Além de produtores, os professores que participam do curso de cinema são os protagonistas do curta produzido.

Cada participante tem uma tarefa para que a gravação ocorra dentro dos prazos e com a qualidade esperada. No filme Sobressalto, os próprios alunos trabalharam baseados na divisão de tarefas de uma produção cinematográfica. São atores, diretores, roteiristas, cinegrafistas e entre outras funções, pensadas e executadas para que o filme saia do papel para as telas do cinema.

A professora Ana Paula Matheus é a atriz principal do curta e foi motivada a participar do curso por trabalhar com uma oficina de cinema na Escola Municipal Júlio Moreira chamada CineClube. “Tudo que aprendi nas aulas repassei para meus alunos do Cineclube”, disse Ana Paula.

Autor: SME

Fonte: SME

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar