06.08.2012Cinemateca apresenta mostra Nelson Rodrigues no Cinema

A Fundação Cultural de Curitiba promove nesta semana, de 8 a 12 de agosto, na Cinemateca, a mostra “Nelson Rodrigues no Cinema”. Realizada em parceria com a Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro, a mostra comemora o centenário de nascimento do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues.

Um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, Nelson Rodrigues escreveu suas primeiras peças em 1940, inaugurando uma forma de escrever inédita no teatro brasileiro, que surpreendeu e assustou as plateias mais recatadas. Ao longo de sua carreira como dramaturgo, escreveu 17 textos, divididos, segundo critérios do crítico Sábato Magaldi, em três grupos: peças psicológicas, peças míticas e tragédias cariocas. Sua peça inicial “A mulher sem pecado” já lhe deu os primeiros sinais de prestígio no cenário teatral, mas o sucesso estrondoso veio com “Vestido de Noiva”, considerada um marco do moderno teatro brasileiro.

A mostra da Cinemateca reúne produções baseadas principalmente em seus textos dramatúrgicos. Além da adaptação de “Vestido de Noiva” para o cinema, dirigida por Joffre Rodrigues, a mostra traz para a tela outros grandes sucessos de Nelson Rodrigues: Beijo no Asfalto, Boca de Ouro (em duas produções distintas, uma de Nelson Pereira dos Santos e outra de Walter Avancini) e Gêmeas. A mostra tem entrada gratuita. Clique no link abaixo para ver a programação completa.

Mostra Nelson Rodrigues no Cinema

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Datas e horários: de 8 a 12 de agosto de 2012 (quarta-feira a domingo), com sessões às 16h e 20h

Informações: (41) 3321-3252