Notícias
10.10.2017 Cinemateca apresenta mostra de cinema universitário
O Metrô – Festival do Cinema Universitário começa nesta quarta-feira (11) na Cinemateca de Curitiba. Compõem a programação 47 curtas-metragens de estudantes de cinema de diversos cantos do Brasil. Além das projeções, o festival promoverá debates e oficinas sobre temas diversos, como crítica cinematográfica e formatação de projetos para inscrição em leis de incentivo e eventos de mercado.
O “Metrô” é organizado pela produtora de cinema “O Quadro” e, conforme o diretor artístico Wellington Sari, a ideia de produzir o evento surgiu da inexistência de um festival de cinema universitário na cidade após a última edição do Putz – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba em 2010.
O Festival, que vai até o dia 16 de outubro, é dividido em estações. São 19 filmes na Mostra Competitiva e 28 na Mostra Paralela. Além dos curtas contemporâneos, o festival terá a Estação Retrospectiva, com a exibição em 35mm de um filme do acervo da Cinemateca de Curitiba, e a estação Putz e a Estação Fbcu/Sal Grosso, com sessões que prestam homenagem a outros festivais universitários de tradição.
De acordo com o diretor artístico, existem diversas ligações entre os filmes, mas não são oferecidos mapas para orientação. “Há uma série de trilhos e conexões possíveis entre os filmes, mas acho mais divertido quando o espectador é estimulado a descobri-los por si mesmo. Ou seja, pensamos com cuidado sobre a ordem dos curtas em cada programa. O espectador pode simplesmente curtir a viagem e só olhar pela janela, ou pode tentar desvendar as tais conexões. A escolha é do público”, explica Sari.
As sessões ocorrem na Cinemateca de Curitiba e todas as atividades são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes das sessões. Confira o roteiro dessa viagem pelo cinema universitário aqui: metrouniversitario.wordpress.com/por-dia-e-horario/.
Colaborou: Felipa Pinheiro
Serviço:
Metrô – Festival do Cinema Universitário
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco – Curitiba/PR)
Data: Dia 11 a 16 de outubro
Ingresso: gratuito
Programação completa: metrouniversitario.wordpress.com/por-dia-e-horario/.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe