Notícias
30.09.2013Cinemateca apresenta Mostra de Cinema Espanhol
A Cinemateca de Curitiba apresenta de 30 de setembro a 4 de outubro a Mostra de Cinema Atual Espanhol, promovida em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e Instituto Cervantes. Serão exibidos cinco filmes representativos da cinematografia espanhola dos últimos anos. As produções marcam a estreia de jovens diretores espanhóis que acabam de sair das escolas de cinema. São obras premiadas nos festivais mais tradicionais da Espanha, como o Goya e o Festival de Málaga.
Como parte da programação, o professor e crítico de cinema Pedro Plaza Pinto fará uma palestra na segunda-feira (30), às 19h30, pouco antes da exibição do primeiro filme da mostra, “Primos”, de Daniel Arévalo. Pedro Plaza é professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Dedica-se à análise fílmica e ao estudo do cinema brasileiro – teoria e crítica, atuando principalmente na área de história, crítica e estética cinematográfica.
Confira a programação:
Dia 30/09 – 16h e 20h
* Às 19h30 palestra com Pedro Plaza Pinto
PRIMOS (2011 – 97’ – ficção – DVD).
Direção: Daniel Sánchez Arévalo
Diego foi deixado pela sua namorada Yolanda cinco dias antes do casamento. Qual é a coisa mais madura e sensata a fazer para superá-lo? 1 – Aparecer na igreja no dia do casamento, caso ela se arrependa? 2 – Ficar bêbado e falar besteiras junto com seus primos Julián e José Miguel? 3 – Ir com seus primos às festas de Comillas, a cidade pequena onde passavam o verão, e ali recuperar Martina, o amor de sua adolescência?
Classificação: 12 anos
Dia 1º/10 – 16h e 20h
ENQUANTO DORMES (2011 – 107’ – ficção – DVD).
Direção: Jaume Balagueró
César é porteiro de um edifício residencial e não trocaria esse trabalho por nenhum outro, já que lhe permite conhecer profundamente os movimentos, os hábitos mais íntimos, os pontos fracos e os segredos de todos os inquilinos. Se quisesse poderia inclusive controlar as suas vidas, influenciá-las como se fosse Deus, expor e remexer suas feridas. E tudo sem causar nenhuma suspeita. César guarda um segredo muito peculiar: gosta de fazer o mal, mover as peças necessárias para produzir dor ao seu redor. E a nova vizinha do 5º B está sempre sorrindo. Entra e sai cada dia mais radiante e feliz, cheia de luz. Logo, ela será o novo objeto do jogo de César. Trata-se de uma questão pessoal, de uma obsessão.
Classificação: 16 anos
Dia 2/10 – 16h e 20h
NÃO HAVERÁ PAZ PARA OS MALVADOS (2011 – 104’ – ficção – DVD)
Direção: Enrique Urbizu
Em Madri, princípio do século XXI, o inspetor de polícia, Santos Trinidad, retorna a sua casa muito bêbado e percebe que está envolvido em um triplo assassinato. Porém, há uma testemunha que consegue escapar e que poderia incriminá-lo. Santos começa uma investigação destinada a localizar e eliminar a testemunha. Ao mesmo tempo, a juíza Chacón, encarregada da investigação do triplo assassinato, avança meticulosamente na procura pelo assassino, até que descobre que o que parecia um caso simples de tráfico de drogas é, na verdade, algo muito mais perigoso.
Classificação: 12 anos
Dia 3/10 – 16h e 20h
NÃO TENHA MEDO (2011 – 98’ – ficção – DVD)
Direção: Montxo Armendariz
Silvia é uma jovem marcada por uma infância obscura. Com apenas 25 anos, decide refazer sua vida e enfrentar as pessoas, sentimentos e emoções que a mantém ligada ao passado. E na sua luta contra a adversidade, contra si mesma, aprenderá a controlar seus medos e se converter em uma mulher adulta, dona dos seus próprios atos.
Classificação: 16 anos
Dia 04/10 – 16h e 20h
ARRIYA (2011 – 101’ – ficção – DVD)
Direção: Alberto Gorritiberea
Arriya (a pedra) é um olhar para o nosso tempo, ao nosso povo Vasco, uma chamada a uma esperança desde um presente ancorado no passado, no coletivo, em uma pesada pedra que subjaze desde o início da memória. Maria busca Peru pelas ruas da aldeia, com a boina que este perdeu no caminho. A família de Peru e a de Maria selam um confronto, uma disputa que se transforma e uma viagem sem retorno, o futuro do povo e de seus habitantes. Uma jumenta, um cavalo…, e uma pedra: a pedra.
Classificação: livre
Ingresso gratuito para todos os filmes da mostra
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba