10.05.2019Cinemateca apresenta filmes do seu acervo em 35mm

Quem gosta de cinema não pode perder a oportunidade de rever filmes clássicos em película, do acervo da Cinemateca de Curitiba. A Sessão 35mm, que estreia neste sábado e domingo (11 e 12/5), às 19h, exibe o filme “O Sol por Testemunha”, suspense estrelado por Alain Delon e dirigido por René Clement, um dos grandes diretores do cinema francês. A entrada é franca.

Com a Sessão 35mm, uma das novidades da programação, a Cinemateca resgata o modo convencional de filmagem e projeção, que nos novos cinemas vem sendo substituído pelo suporte e pela transmissão digitais. As bitolas 35mm dominaram o mundo do cinema durante décadas até o avanço da tecnologia digital, mas mesmo assim elas continuam sendo a preferência de muitos diretores.
A Cinemateca de Curitiba, a terceira do Brasil, possui um acervo de mais de 8 mil itens. Raridades como filmes de João Batista Groff e Aníbal Requião, entre outros clássicos, compõem o acervo de película que conta com mais de 2 mil títulos. O acervo digital também é significativo, com cerca de 2.500 filmes.

“A Sessão 35mm pretende disponibilizar o acesso do público a este acervo, tanto os amantes do cinema como aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer a projeção não digital”, explica a coordenadora da Cinemateca, Thaísa Marques Teixeira.

O filme – “O Sol por Testemunha” é um dos primeiros filmes de Alain Delon, que representa o personagem Tom Ripley, um jovem de infância pobre que aceita de um rico industrial a incumbência de trazer de volta para os Estados Unidos seu filho Philippe, que vive na Itália.
O filme de Clément é baseado no romance policial “O Talentoso Ripley” (1955), de Patrícia Highsmith. A obra foi mais tarde adaptada para o cinema americano, em 1999. Dirigido por Anthony Minghella, e com um elenco formado por Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Cate Blanchett e Philip Seymour Hoffman, o filme originou outros da série de livros de Patrícia Highjmith, como O Retorno do Talentoso Ripley (2002), com John Malkovich, e Ripley no Limite (2005), estrelado por Barry Pepper.
A Sessão 35mm será realizada também na terça-feira (14), com o mesmo filme, em dois horários – às 16h e 19h. Ela volta nos dias 21 e 22, desta vez com o filme “Carmem”, dirigido pelo espanhol Carlos Saura, com o bailarino Antonio Gades.

Serviço:
Sessão 35mm – O Sol por Testemunha
Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Sessões: Data e horário: 11 e 12/5, às 19h; 14/5, às 16h e 19h
Entrada franca

Mostra Bergman tem reprise
Uma nova programação semanal já está em cartaz também no Cine Passeio. Entre os destaques está a Mostra Ingmar Bergman, que ganhou reprise em função da grande procura que teve na semana passada. Todas as sessões estiveram lotadas. A mostra tem sido uma grande oportunidade para o público curitibano conhecer ou rever as obras-primas desse mestre do cinema mundial.
Outra reprise é a do filme “Dumbo”, que também conquistou adultos e crianças. O filme será exibido na sessão matinê do próximo domingo, às 10h30 na Sala Luz e às 11h na Sala Ritz. As estreias da semana ficam por conta dos filmes Mademoiselle Paradis, filme de época da Áustria e Alemanha; O Último Lance, intrigante drama finlandês; a nova versão de Cemitério Maldito, baseado na obra de Stephen King e A Parte do Mundo Que Me Pertence, documentário brasileiro. No sábado, após a sessão deste documentário, haverá um debate com o diretor do filme, o cineasta Marcos Pimentel.

Confira a programação dos cinemas da FCC

Programação do Cine Passeio

R. Riachuelo, 410
R$ 16 e R$ 8 (meia) | terças e quartas-feiras – R$ 12 e R$ 6 (meia)
Fechado às segundas-feiras

Evento: Bate Papo com o diretor Marcos Pimentel
Local: Sala de cursos
Data e horário: 11/05 (Sábado), 16h

SESSÃO MATINE

Dumbo
(Estados Unidos, 2017, dublado, aventura, 1h52min)
1919, Joplin, Estados Unidos. Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e ele agora precisa criar os dois filhos. Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado de cuidar de uma elefanta que está prestes a parir. Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que de início seja desprezado. Cabe então aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que eles descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe.
Elenco: Colin Farrell, Eva Green, Nico Parker
Direção: Tim Burton
Local: Sala Cine Luz e Cine Ritz
Data e Horário: 12/05 (domingo), 10h30 – Cine Luz e 11h – Cine Ritz

Sala Cine Luz:

O Mal Exemplo de Cameron Post
(Estados Unidos, 2019, legendado, drama, 1h31min)
Após ser flagrada pelo namorado transando com a melhor amiga em pleno baile de formatura, uma adolescente é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo gênero, mas para se submeter ou não ao suposto tratamento, adolescente precisa antes descobrir quem é de fato. Baseado no livro homônimo de Emily M. Danforth.
Elenco: Chloë Grace Moretz, Steven Hauck, Quinn Shephard
Direção: Desiree Akhavan
Data e Horário: 09/05 a 15/05, 14h

O Último Lance

(Finlândia, 2019, legendado, drama, 1h35min)
Olavi (Heikki Nousiainen) é um negociante de arte obcecado com trabalho que vem sendo deixado para trás com a modernização da indústria, que favorece cada vez mais grandes conglomerados. Quando o que ser um obscuro ícone de um pintor russo acaba em suas mãos, ele recebe a ajuda surpreendente do seu neto para recuperar suas finanças, o reaproximando de sua filha. Porém, ele sacrificaria tudo por esse último grande negócio?
Elenco: Heikki Nousiainen, Amos Brotherus, Pirjo Lonka
Direção: Klaus Härö
Classificação: Livre
Data e Horário: 09/05 a 15/05, 16h

O Anjo
(Argentina, 2018, legendado, drama, 2h)
Buenos Aires, 1971. Carlitos é um jovem que, aos 17 anos, descobre sua vocação – ser ladrão. Quando conhece Ramón em sua nova escola, é imediatamente atraído por ele. Juntos, os dois embarcarão em uma jornada de descobertas, amor e crime, até Carlitos ser finalmente preso. Retrato ficcional do verdadeiro Carlos Robledo Puch, serial killer conhecido como Anjo da Morte e prisioneiro mais antigo da história da Argentina.
Elenco: Lorenzo Ferro, Chino Darín, Mercedes Morán
Direção: Luis Ortega
Classificação Indicativa: 16 anos
Data e horário: 09/05 a 15/05, às 18h:10

Mostra Bergman – 09/05 a 15/05

Persona
(Suécia, 1956, legendado, drama, 1h25min)
Elenco: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Gunnar Björnstrand
Classificação: 14 anos
Data e Horário: 09/05 (Quinta-feira), 20h30

Bergman 100 anos
(Suécia, 2018, legendado, documentário, 1h57min)
Elenco:
Direção: Jane Magnusson
Classificação: 12 anos
Data e Horário: 10/05 (Sexta-feira), 20h30

Gritos e Sussuros
(Suécia, 1972, legendado, drama, 1h31min)
Elenco: Ingrid Thulin, Liv Ullmann, Harriet Andersson
Classificação: 14 anos
Data e Horário: 11/05 (Sábado), 20h30

Sonata de Outono
(Suécia, 1978, legendado, drama, 1h39min)
Elenco: Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Lena Nyman
Classificação: 12 anos
Data e Horário: 12/05 (Domingo), 20h30

Morangos Silvestres
(Suécia, 1957, legendado, drama, 1h31min)
Elenco: Victor Sjöstrom, Bibi Andersson, Ingrid Thulin
Data e Horário: 14/05 (Terça-feira), 20h30

O Sétimo Selo
(Suécia, 1959, legendado, drama, 1h36min)
Elenco: Max von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot
Data e Horário: 15/05 (Quarta-feira), 20h30

Sala Ritz

A Parte do Mundo que Me Pertence
(Brasil, 2017, documentário, 1h24min)
A vida cotidiana de diferentes personagens anônimos, que constroem suas histórias longe dos tradicionais cartões-postais de uma cidade. Um filme sobre os combustíveis que nos movem diariamente: felicidade, reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, distração, saúde, diversão, alguns quilos a menos, gozo, tranquilidade, superação, sucesso ou – até mesmo – uma simples e humildade pipa. Gente comum em busca de seus pequenos desejos.
Direção: Marcos Pimentel
Classificação indicativa: 14 anos
Data e horário: 09/05 a 15/05, 14h:10

Mademoiselle Paradis
(Áustria, Alemanha, 2018, legendado, drama, 1h37min)
Viena, 1777. A pianista cega Maria Theresa Paradis, hoje com 18 anos de idade, perdeu a visão durante seus primeiros anos de vida. Após inúmeros experimentos médicos fracassados, seus pais a levam ao controverso médico Franz Anton Mesmer, e ela se junta a um grupo de pacientes extravagentes, que buscam no magnetismo uma oportunidade de cura par amales que a ciência tradicional não resolva. Ela goza de liberdade pela primeira vez neste mundo, mas começa a notar que, se o tratamento de Mesmer lhe permite recuperar a visão, ela perde sua virtuosidade musical.
Elenco: Maria Dragus, Devid Striesow, Lukas Miko
Direção: Barbara Albert
Classificação indicativa: 14 anos
Data e horário: 09/05 a 15/05, 16h

Cafarnaum
(Líbano, 2018, legendado, drama, 2h06min)
Zain é um menino de 12 anos que se comporta como adulto devido ao sofrimento que passou: fugiu dos pais abusivos, foi morar nas ruas, cuidou da refugiada Rahil e de seu bebê e foi preso por um crime violento. O garoto, então, decide entrar nos tribunais com um processo contra seus pais, acusando-os do “crime” de lhe dar a vida.
Elenco: Zain Al Rafeea, Yordanos Shiferaw, Boluwatife Treasure Bankole
Direção: Nadine Labaki
Data e Horário: 09/05 a 15/05, 18h

Cemitério Maldito
(Estados Unidos, 2018, legendado, horror, 1h41min)
Depois de mudar com sua esposa Rachel e seus dois filhos pequenos de Boston para a área rural de Maine, Dr. Louis Creed descobre um misterioso cemitério escondido dentro do bosque próximo à nova casa da família. Quando uma tragédia acontece, ele pede ajuda ao seu estranho vizinho Jud Crandall, dando início a uma reação em cadeia perigosa que liberta um mal imprevisível com consequências horripilantes.
Elenco: Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow
Direção: Kevin Kolsch, Dennis Widmyer
Data e Horário: 09/05 a 15/05, 20h40

Programação da Cinemateca de Curitiba
R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Ingressos: R$ 10 e R$ 5
Fechada às segundas-feiras

Mostra 35 milímetros

O Sol por Testemunha
(França/Itália, 1960, Suspense, 119’, 12 anos)
Marcado por uma infância pobre, Tom Ripley (Alain Delon) aceita de um rico industrial a incumbência de trazer de volta para os Estados Unidos seu filho Philippe, que vive na Itália. Tom passa a conviver com Philippe (Maurice Ronet) e sua amante Marge (Marie Laforêt), que apesar de apaixonados um pelo outro brigam constantemente. Depois de um destes desentendimentos, Marge decide ficar em terra, Tom e Philippe partem no iate desta para o alto mar. Esta é a oportunidade que o ambicioso e traiçoeiro Tom espera para colocar em prática um plano diabólico.
Direção: René Clément
Elenco: Alain Delon, Marie Laforêt, Maurice Ronet
Ingresso: Gratuito
Programação do Cine Guarani
Av. República Argentina, 3430 – Portão
Ingressos: R$10 e R$ 5
Fechada às segundas-feiras

Mussum, um filme dos Cacildis
(Brasil, 2019, documentário, 1h15min)
A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernado Gomes, o "Mussum", é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.
Ingresso: 10 | 5
Data(s): 02/05/2019 a 12/05/2019 – 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo