11.04.2011Cinemateca apresenta curtas paranaenses premiados na Mostra Tiradentes

A Cinemateca de Curitiba apresenta nesta quinta-feira (14), às 20h, em sessão única, os seis curtas-metragens paranaenses que se destacaram na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes festivais dedicados ao audiovisual no Brasil. Após a exibição dos filmes haverá debate com os realizadores, mediado por Pedro Maciel Guimarães, curador da seleção de curtas da Mostra Tiradentes. Ainda participam da conversa a coordenadora adjunta do festival, Fernanda Hallak d’Angelo, e a produtora executiva Mônica d’Angelo Braga.

Além da primeira exibição na cidade de “Vó Maria”, que recebeu o prêmio de melhor curta pelo júri da crítica, a sessão traz “Deus”, de João Krefer, considerado pelo professor e crítico cearense Marcelo Ikeda um dos mais interessantes trabalhos exibidos no festival. “Mesera”, de Pedro Merege, foi descrito pelo site mineiro Filmes Povo como “um tipo de filme um pouco em falta no cinema nacional, que aposta em uma história simples e procura contá-la a partir de recursos expressivos”.

“Bolpebra”, de Guilherme Marinho, João Castelo Branco e Rafael Urban, em sua estreia em Curitiba, é “um filme de fronteira tríplice: nem documentário, nem ficção, nem ensaio, mas os três ao mesmo tempo”, nas palavras de Cristian Borges, membro do júri da crítica do festival. Outros dois curtas, já consagrados também em outros eventos, completam a sessão: “Meu Medo”, de Murilo Hauser – Melhor Animação no Festival Internacional de Curtas do Rio –, e o londrinense “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota – vencedor de cinco prêmios no Festival de Cinema de Gramado.

Pedro Maciel Guimarães, responsável pelo seleção dos filmes, é jornalista e crítico de cinema, mestre e doutor em Cinema e Audiovisual na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris. Também foi responsável pela seleção de curtas e colaborador do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, além de professor da Faculdade de Comunicação da Faap. Atualmente, é pós-doutorando da ECA-USP, com trabalho sobre os atores do cinema brasileiro.

Veja a sinopse dos filmes:

MEU MEDO (PR/Curitiba, 2010, Animação - 11 min. – blu-ray .Direção: Murilo Hauser. Independente de sua causa, o medo geralmente faz com que os sentidos da visão e da audição sejam despertados. O ser amedrontado inicialmente permanece parado e sem respirar como uma estátua, ou se abaixa como se instintivamente tentasse escapar da observação. O coração bate rápida e violentamente. A respiração acelera. As pupilas se dilatam. Os olhos permanecem abertos.

- Prêmio de Melhor Animação no Curta Cinema 2010 - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. - Cinco prêmios na Competitiva Paranaense de Curtas na 12ª Mostra Londrina de Cinema: Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Menção Honrosa na Competitiva Nacional de Curtas.

DEUS (PR/Curitiba, 2010 - Experimental - 5 min – blu-ray). Direção: João Krefer Deus existe não existe Deus.

MESERA (PR/Curitiba, 2010, Ficção - 11 min. – blu-ray). Direção: Pedro Merege Emílio Varela em seu carro vai cruzar a fronteira para uma "entrega especial". Numa parada a beira da estrada conhece Camélia, a mesera...

BOLPEBRA (PR/Curitiba, 2011, documentário - 8 min. – blu-ray). Direção: Guilherme Marinho, João Castelo Branco e Rafael Urban. Bolpebra, na fronteira entre Bolívia, Peru e Brasil, tem quarenta habitantes e acaba de instalar sua praça central. Estreia no Paraná

HARUO OHARA (PR/Londrina, 2010 - Ficção - 16 min – blu-ray). Direção: Rodrigo Grota

Hoje você vê a flor. Agradeça à semente de ontem. - Cinco prêmios na Competitva de Curtas do 36º Festival de Cinema de Gramado: Melhor Curta pelo Júri Oficial (dividindo com o filme Carreto), Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Curta pelo Júri de Estudantes de Cinema, Prêmio de Aquisição Canal Brasil. Estreia em Curitiba.

VÓ MARIA (PR/2011, Documentário - 6 min – blu-ray). Direção: Tomás Von der Osten

Memória em três tempos. Prêmio de Melhor Curta pelo Júri da Crítica na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes. - Primeira exibição após a estreia em Tiradentes. Estreia no Paraná.

Mostra Tiradentes/Paraná

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1722)

Data: 14 de abril (quinta-feira), às 20h

Classificação 14 anos para todos os filmes. Tempo total do programa: 57 minutos.

Entrada franca.