27.11.2012Cinemateca abriga oficina de cinema brasileiro contemporâneo

De 27 a 29 de novembro (terça a quinta-feira), a Cinemateca de Curitiba tem como um dos destaques de sua programação a Oficina de Cinema Brasileiro Contemporâneo, ministrada por Hernani Heffner, pesquisador e curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. As aulas acontecem das 10h às 12h e das 14h às 17h, com sessões de filmes às 16h e às 19h, sendo que à noite as exibições são seguidas por debates.

O pesquisador faz uma investigação introdutória sobre a nova configuração de criação cinematográfica desenvolvida no Brasil, abordando a transição do “Cinema da Retomada” para o quadro atual, com ênfase nas proposições independentes, alternativas e experimentais.

Na oficina também será discutida a inserção dessa produção no contexto de transformação socioeconômica recente do país, e o quanto ela mantém a rejeição histórica da cinematografia brasileira ao projeto de nação desenvolvido, desde a aurora da República. O objetivo é comentar o novo contexto de criação da produção cinematográfica brasileira, respaldada pelo digital e pelos novos circuitos de distribuição e exibição. A oficina apresentará, ainda, questões relativas às principais tendências da produção brasileira contemporânea, falando sobre problemas econômicos, criativos e estéticos.

Autor: Assessoria de Imprensa FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar