NotÃcias
22.10.2012Cinema e filosofia na Cinemateca
O Ciclo de cinema e filosofia,que acontece na Cinemateca de Curitiba, dias 23, 24 e 25 de outubro é uma parceira com a Associação Nacional dos Docentes de Filosofia (ANPOF). Com entrada gratuita,está inserido na proposta de “desacademizar” a filosofia. O evento faz parte do XV Encontro Nacional da ANPOF, que está na sua primeira edição curitibana.
Cenas do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, um clássico da ficção científica, serviram de base para o professor italiano radicado no Brasil, Massimo Canevacci, preparar o discurso que abre o cicloàs 20h. Doutor pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (1973), o professor tem estudos sobre antropologia, filosofia e cinema. Suas reflexões são atuais e envolvem estudos sobre a cidade deSão Paulo eas novas mídias. Canevacci é autor de “Culturas Extremas: MutaçõesJuvenis nos Corpos das Metrópoles”e“Antropologia do Cinema”.
Para quem gosta do filme “O Eclipse”, de Antonioni, na quarta-feira (24),às 19h, a presença de Marcio Sattin, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,Escola da Cidade, em São Paulo, um profundo interessadonas relações entrecinema e filosofia, deve provocar boas discussões. Sattin é ligado a estudos envolvendo Kant, Wittgenstein e a fenomenologia. Ociclotermina com a exibiçãode“Dias de Nietzsche em Turim”,com a presença do diretor do filme Júlio Bressane, representante do cinema marginal, e da roteirista Rosa Dias, sua esposa, doutora emfilosofia pela UFRJ (1993), atualmente professora de Filosofia pela UERJ.
Minicurso sobre Godard - Também acontece nos dias 24 e 25 de outubro, das 10h ao meio-dia, um minicurso de Filosofia e Cinema que parte da obra do cineasta Jean-Luc Godard, particularmente do filme “Nouvelle Vague”. O minicurso será ministrado pelo professor da Universidade Federal Fluminense e doutor em Filosofia Jorge Vasconcellos, que trabalha com filosofia francesa contemporânea e ministra disciplinas envolvendo a sétima arte, além deter escritos sobre filosofia do cinema.Vasconcellos é autor de“Deleuze e o Cinema: Filosofia e Teoria do Cinema”. Embora o alvo principal sejam os professores de filosofia doensino médio e seus alunos, o ciclo está aberto para outros públicos. A capacidade é para cem pessoas.
Serão analisadas cenas de filmes de Godard que deixam claro dois movimentos. O primeiro: a recusa de Godard, em suas práticas artísticas cinematográficas, em pensar o cinema como linguagem. O segundo: como a obra de Godard o coloca na posição de cineasta que teria provocado a passagem do cinema moderno para a contemporaneidade cinematográfica. A intenção, dizem os organizadores, é mostrar que Jean-Luc Godard foi o primeiro cineasta contemporâneo a questionar as fronteiras entre o cinema, video, pintura/artes visuais e performance.
Serviço:
CICLO DE CINEMA E FILOSOFIA
Dia 23
20h:
Conversa sobre o filme Metrópolis (Alemanha,1927)
Direção: Fritz Lang
Palestra com Massimo Canevacci.
Dia 24
19h:
Conversa sobre o filme O Eclipse (Itália/França, 1962).
Direção: Michelangelo Antonioni Palestra com Marcio Sattin.
Dia 25:
19h
Exibição do filme Dias de Nietzsche em Turim (BR, 2001 – 85’ - 35mm).
Direção: Júlio Bressane.
Palestra com Júlio Bressane após a sessão do filme
Dias 24 e 25
10h ao meio-dia
Minicurso sobre Godard – Exibição de cenas de filmes do diretor Palestra com Jorge Vasconcellos
Local: Cinemateca de Curitiba
Ingresso: gratuito
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artÃstica em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas