05.05.2016Cineclube da Cinemateca apresenta filmes de Michael Cimino

O Cineclube da Cinemateca inicia neste domingo (8) a exibição de quatro longas-metragens do diretor americano Michael Cimino. O primeiro filme da série é “O Franco-Atirador”. As outras produções serão exibidas nos próximos domingos de maio, com entrada franca.

Cineasta de ascensão meteórica e muito premiado por “O Franco-Atirador”, Cimino terminou por entrar no grupo dos “malditos” de Hollywood, devido a brigas com os produtores e dificuldades nas bilheterias. Seu projeto megalomaníaco com “O Portal do Paraíso” levou a United Artists à falência, impedindo-o de um futuro mais sólido dentro da indústria.

Confira a programação:

Dia 08/05 – 16h
O Franco Atirador (The deer hunter, 1978/EUA – 183’)
Os amigos Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) são operários de uma fábrica na Pensilvânia que se alistam nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. Eles se despedem da família e dos amigos na festa de casamento de Steven e partem para a batalha. Um tempo depois, são capturados pelos vietcongues e passam por torturas físicas e psicológicas, sendo obrigados a jogar roleta russa entre eles. Os três amigos vão lutar para escapar dessa prisão.
Elenco: Robert De Niro, John Cazale, John Savage, Christopher Walken e Meryl Streep.

Dia 15/05 – 15h
O Portal do Paraíso (Heaven's gate, 1980/EUA – 217’)
1890, estado de Wyoming, Estados Unidos. Um xerife faz o possível para proteger fazendeiros imigrantes de ricos criadores de gado, em lutas por mais terras. Ao mesmo tempo, ele luta pelo coração de uma jovem com um pistoleiro.
Elenco: Kris Kristofferson, Isabelle Huppert, Christopher Walken, John Hurt, Jeff Bridges, Sam Waterston, Joseph Cotten

Dia 22/05 – 16h
O Ano do Dragão (Year of the dragon, 1985/EUA – 134’)
Nas profundezas do coração da Chinatown nova-iorquina, cresce uma ameaça criminal milenar, a Triade, uma impiedosa rede de corrupção e poder. O novo chefão da organização, o jovem Joey Tai (John Lone), decide que é chegada a hora de enfrentar os interesses dominantes, tanto italianos quanto orientais, na disputa pelo lucrativo tráfico de drogas. As ruas ficam cobertas pelo sangue de seus inimigos. Isto até que o Capitão Stanley White assume o controle de Chinatown. Utilizando uma bela jornalista como aliada, White inicia uma batalha particular contra o caos reinante em seu território. Apenas um homem poderá sobreviver ao inevitável confronto.
Elenco: Mickey Rourke, John Lone, Ariane.

Dia 29/05 – 16h
Na Trilha do Sol (The sunchaser, 1996/EUA – 122’)
Jovem criminoso que sofre de doença incurável força médico bem-sucedido a levá-lo a um lago nas montanhas, onde acredita estar a cura para o mal que lhe aflige. A jornada revela segredos sobre a personalidade de cada um e suas crenças sobre a vida e a morte.
Elenco: Woody Harrelson, Jon Seda, Anne Bancroft.

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Ingresso: Gratuito