NotÃcias
03.11.2010Cine Virada exibe filmes ao ar livre no Largo da Ordem
A Virada da Corrente, que acontece entre os dias 6 e 7 de novembro, proporcionando mais de 24 horas de atrações culturais em quatro palcos espalhados pela cidade, abre espaço também para a arte cinematográfica. O Cine Virada toma conta do Largo da Ordem, com exibição ao ar livre de curtas-metragens a partir das 20h30 de sábado (6), numa programação só termina na madrugada de domingo (7).
A iniciativa tem o apoio do Circo Sarau Petrobras, que cedeu o telão para a projeção dos filmes, e conta com produções da França, Alemanha, Espanha e Polônia, além de curtas paranaenses. Realizado pela Cinemateca de Curitiba, em parceria com a Aliança Francesa, Instituto Goethe, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Polônia em Curitiba, o Cine Virada apresenta um panorama do cinema em cinco países.
O público poderá apreciar uma mostra francesa de animação, filmes poloneses realizados em diversas épocas, desenhos animados alemães e filmes espanhóis de 2008 e 2009, além de produções paranaenses do Núcleo de Produção Digital da Cinemateca de Curitiba, que integra a Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura – MinC. O programa tem classificação livre e os filmes estrangeiros contarão com legendas.
O cinema também está presente na ação continuada da Corrente Cultural, com a Mostra Revolução Mexicana, que acontece na Cinemateca de Curitiba, de 3 a 7 de novembro, em programação conjunta com o Consulado Geral do México em São Paulo. Os filmes, com entrada franca, serão exibidos em horários variados, na versão original em espanhol, sem legendas em português.
A Revolução Mexicana, que aconteceu em 1900, é um marco na história daquele país e seus heróis, Zapata e Pancho Villa, são lembrados na tela do cinema. Em 2010, o México também comemora outro importante fato histórico: os 200 anos de sua independência, sendo que a mostra é uma oportunidade para conhecer e refletir sobre a trajetória mexicana.
A Fundação Cultural de Curitiba e a Prefeitura Municipal, o Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia são parceiros na realização da Corrente Cultural. A promoção é da RPCTV. O evento tem os apoios dos vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.
Confira a programação completa da Corrente em www.correntecultural.com.br
Serviço:
Cine Virada, dentro da programação da Virada da Corrente Cultural
Exibição de filmes curtas-metragens ao ar livre, resultado da parceria entre Fundação Cultural de Curitiba, Aliança Francesa, Instituto Goethe, Instituto Cervantes e Consulado Geral da Polônia em Curitiba. Os filmes estrangeiros contarão com legendas.
Local: telão cedido pelo Circo Sarau Petrobras e armado no Largo da Ordem, em frente ao Bebedouro.
Data e horário: das 20h30 do dia 6 de novembro (sábado) até a madrugada do dia 7 de novembro (domingo)
Classificação: livre
Gratuito
Corrente Cultural – Ação Continuada
Mostra Revolução Mexicana, numa parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Consulado Geral do México em São Paulo. Os filmes serão exibidos na versão original em espanhol, sem legendas em português.
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)
Data e horário: de 3 a 7 de novembro de 2010, com sessões em horários variados
Classificação: 14 anos
Entrada franca
Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal, Sistema Fecomércio/PR (Sesc/ Senac), Sesi, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Cultura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Aliança Francesa e Consulado da Polônia e os vereadores Renata Bueno e Caíque Ferrante.
Promoção: RPCTV
Acompanhe também a Corrente Cultural 2010 nas mídias:
Facebook http://www.facebook.com/correntecultural
Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15759369618539392782
Twitter http://twitter.com/correntecultura
Blog http://correnteculturalcuritiba.blogspot.com/
Mais informações também pelo email correntecultural2010@gmail.com
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artÃstica em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas