09.01.2020Cine Passeio entra no clima da Oficina de Música

O Cine Passeio entra no clima da 37ª Oficina de Música de Curitiba e exibe durante o mês de janeiro uma série de filmes e documentários com a temática musical. São 35 apresentações, sendo 23 gratuitas. A 37ª Oficina de Música de Curitiba acontece de 15 a 26 de janeiro.

A programação especial começa nesta quinta-feira (9/1) com a apresentação de filmes ao livre, no terraço do Cine Passeio. No embalo da Oficina, ainda serão exibidos o Festival In-Edit Brasil (pela primeira vez em Curitiba, a partir do dia 16), o festival Ópera na Tela (também a partir do dia 16) e a mostra 100 Anos de Federico Fellini.

Programação espalha 245 eventos pela cidade, mais da metade gratuitos
De quinta-feira a domingo, sempre às 19h30, até 26 de janeiro, um filme diferente estará na grande tela instalada no terraço do Cine. Se chover, a sessão será cancelada, mas há inúmeras opções durante todo o mês. Os maiores clássicos de todos os tempos, como “O Mágico de Oz”, que abre a mostra, “Cantando na Chuva”, “Os Reis do Iê-iê-iê”, “Jesus Cristo Superstar”, “Amadeus”, “Molin Rouge: Amor em Vermelho”, “Johnny & June”, entre outros, estão na programação, que teve curadoria dos críticos Marden Machado e Marcos Jorge.

“A ideia foi montar uma programação para janeiro todo com filmes, documentários e até espetáculos que tenham uma ligação direta com a música, servindo também de complemento para os cursos da Oficina”, explica Marden Machado. De acordo com o curador, a exibição nos cinemas dos antigos musicais e de clássicos da cinematografia mundial não é comum.

“Ver esses filmes novamente é uma oportunidade imperdível”, disse Machado.

In-Edit Brasil chega a Curitiba

De 16 a 22 de janeiro, com sessões às 18h, na Sala Luz, será apresentado o Festival In-Edit Brasil, evento conceituado criado para fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. Vários países, como Espanha, Chile, Grécia, México e Colômbia, organizam esse festival, que nasceu em 2003, em Barcelona.

No Brasil, é sempre realizado em São Paulo e nunca foi exibido em outra capital. Curitiba será a primeira a receber os filmes selecionados na última edição (de 2019).

Na programação dessa mostra estão “O Barato de Iacanga”, sobre o lendário Festival de Águas Claras (conhecido por muitos como o Woodstock brasileiro); “Amigo Arrigo”, sobre a trajetória do artista de vanguarda Arrigo Barnabé; “Fevereiros”, sobre a Escola de Samba Primeira da Mangueira, que venceu o Carnaval de 2016 com enredo homenageando a cantora Maria Bethânia; “Clementina”, sobre a carreira da cantora e compositora Clementina de Jesus; “Rumo”, sobre o movimento artístico liderado pelo Grupo Rumo; e “Ultraje”, sobre a banda Ultraje a Rigor, um das mais reconhecidas no cenário musical das últimas décadas.

Além da exibição dos filmes, está previsto um debate com o diretor artístico do In-Edit Brasil, Marcelo Aliche. Será no dia 18 de janeiro, às 16h30, na Sala de Cursos do Cine Passeio. O debate tem entrada gratuita.

Ópera na Tela

No mesmo período, de 16 a 22 de janeiro, na sessão das 20h, algumas das óperas mais famosas serão exibidas em suas versões para o cinema: “Falstaff”, “Orfeu e Eurídice”, “Rigoletto”, “La Traviata”, “Os Contos de Hoffmann” e “Don Giovanni”.

O Cine Passeio programou ainda uma mostra para festejar os 100 Anos de Federico Fellini, um dos grandes mestres do cinema. Para essa festa, denominada “Oito filmes e meio”, o espaço abrirá excepcionalmente numa segunda-feira, dia 20 de janeiro.

Durante todo o dia, nas Salas Luz e Ritz e também no terraço, em diversos horários, serão exibidos os grandes sucessos de Fellini: “Os Boas Vidas”, “Amacord”, “Oito e Meio”, “A Doce Vida”, “A Voz da Lua”, “E La Nave Vá”, “Julieta dos Espíritos”, “Casanova” e “Ensaio de Orquestra”.

Os ingressos para as sessões do terraço e da mostra 100 Anos de Federico Fellini são gratuitos e começam a ser distribuídos uma hora antes de cada sessão. Os ingressos para o Festival In-Edit Brasil e a mostra Ópera na Tela custam R$ 16 e R$ 8 (de quinta a domingo), e R$ 12 e R$ 6 (às terças e quartas-feiras).

Parceiros

A 37ª Oficina de Música de Curitiba acontece de 15 a 26 de janeiro e é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio máster do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Confira a programação que começa nesta quinta-feira (9/1), no terraço do Cine Passeio
9 a 26 de janeiro, às 19h30
De quinta a domingo
* Ingressos 1 hora antes das sessões na bilheteria
* Em caso de chuva a sessão será cancelada

9 de janeiro
O MÁGICO DE OZ
Estados Unidos, 1939, Aventura, Fantasia, 101’, Livre. Direção: Victor Fleming, King Vidor.
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Jack Haley.

10 de janeiro
CANTANDO NA CHUVA
Estados Unidos, 1952, Comédia Musical, 103’, Livre. Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Elenco: Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds.

11 de janeiro
AMOR SUBLIME AMOR
Estados Unidos, 1961, Comédia Musical, 153’, Livre. Direção: Robert Wise, Jerome Robbins
Elenco: Natalie Wood, Richard Beymer, George Chakiris.

12 de janeiro
OS REIS DO IÊ-IÊ-IÊ
Reino Unido, 1964, Comédia Musical, 96’, 10 anos. Direção: Richard Lester
Elenco: John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison.

16 de janeiro
JESUS CRISTO SUPERSTAR
Estados Unidos,1973, Drama, Histórico, Comédia Musical, 98’, 12 anos. Direção: Norman Jewison. Elenco: Ted Neeley, Carl Anderson, Yvonne Elliman.

17 de janeiro
THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW
Estados Unidos, 1975, Comédia Musical, 100’, 14 anos. Direção: Jim Sharman
Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick.

18 de janeiro
AMADEUS
Estados Unidos, 1984, comédia dramática – histórico, 180’, Livre. Direção: Milos Forman
Elenco: Tom Hulce, F. Murray Abraham, Simon Callow.

19 de janeiro
MINHA AMADA IMORTAL
Reino Unido, Estados Unidos, 1984, comédia dramática, 121’. Direção: Bernard Rose
Elenco: Gary Oldman, Isabella Rossellini, Jeroen Krabbe.

23 de janeiro
MOULIN ROUGE: AMOR EM VERMELHO
Austrália, Estados Unidos, 2001, Comédia Musical, Romance, 126’, 12 anos. Direção: Baz Luhrmann. Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo.

24 de janeiro
JOHNNY & JUNE
Estados Unidos, 2005, Drama, Biografia, Musical, Romance, 137’, 12 anos. Direção: James Mangold. Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon, Robert Patrick.

25 de janeiro
APENAS UMA VEZ
Irlanda, 2006, Drama, Comédia Musical, 90’, 12 anos. Direção: John Carney
Elenco: Glen Hansard, Markéta Irglová, Marcella Plunkett.

26 de janeiro
JERSEY BOYS: EM BUSCA DA MÚSICA
Estados Unidos, 2014, Musical, Biografia, 134’, 12 anos. Direção: Clint Eastwood. Elenco: Christopher Walken, John Lloyd Young, Vincent Piazza.