18.11.2021Cine Passeio é premiado na maior convenção da indústria cinematográfica da América do Sul

 O Cine Passeio, espaço da Prefeitura que resgata a tradição dos cinemas de rua de Curitiba, ganhou o prêmio de Exibidor do Brasil em 2021. A homenagem aconteceu nesta terça-feira (17/11), na Expocine, maior convenção da indústria cinematográfica da América do Sul.

“Nesse momento em que Curitiba respira e aspira uma indicação ao Oscar (com o filme Deserto Particular, produzido na cidade), um cinema público municipal ser reconhecido como o melhor do país é uma alegria imensa para o meu coração de prefeito. Fizemos o Cine Passeio para ser muito mais do que frias salas, ele é um lugar onde o público se sente na sala da sua casa e isso torna tudo mais especial. Agradeço também a toda equipe que comanda a programação e o acolhimento do público”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

A Expocine acontece nesta semana (16 a 19 de novembro) em São Paulo e homenageia empresas ou profissionais que deixaram suas marcas no desenvolvimento da indústria cinematográfica do país.

Todos os anos, a Expocine escolhe no país três homenageados, com premiações nas categorias Distribuidor, Produtor e Exibidor. O evento é uma realização da Tonks, empresa brasileira especializada em conteúdo para a indústria de entretenimento.

“O Cine Passeio é uma parceria de muita gente, que começa na Prefeitura de Curitiba e chega ao público com uma qualidade incrível de atendimento e programação. Acima de tudo, é um lugar feito por pessoas que gostam do que fazem, desde o prefeito até quem entrega o bilhete”, declarou o cineasta Marcos Jorge, um dos curadores do Cine Passeio, que esteve na Expocine para receber o prêmio.

Nesses oito anos de Expocine, é a primeira vez que a homenagem de Exibidor do ano foi dedicada a um espaço de exibição. Até então, o prêmio foi sempre arrematado por pessoas físicas. Mardem Machado, o outro curador do Cine Passeio também estava presente na entrega do prêmio.

Para o curador da programação do Cine Passeio, a receita do sucesso do Cine Passeio se dá pela mistura entre as vertentes de filmes de arte com popular, mas especialmente pelo acolhimento que o espaço faz do público, e que, para ele, é o futuro dos cinemas no país.

“Depois de atravessar essa pandemia e ficar longe do público, voltar à vida presencial nesse patamar de reconhecimento pelo mercado cinematográfico é muito emocionante e gratificante, uma conquista para toda a equipe do Cine Passeio”, disse Marcos Jorge.

Relato
No site da Expocine, a homenagem é relatada da seguinte forma: "em 2019 Curitiba voltou a ter um cinema de rua. Na verdade, muito mais do que isso, pois o Cine Passeio, instalado num prédio histórico que por muitos anos funcionara como quartel do exército, foi projetado para ser não só um moderno espaço de exibição de filmes, mas também um centro de formação de talentos e de inovação na área de economia criativa. Com uma área total de 2.597 m2, com duas modernas salas digitais (a Sala Luz e a Sala Ritz, que retomam os nomes de tradicionais cinemas da cidade) e diversas salas multimídia. O espaço pertencente à Fundação Cultural de Curitiba é administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o qual apostou na inovação, na tecnologia e na curadoria para alcançar seus objetivos."

 

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

imprimir voltar