Notícias
07.12.2018Cine Guarani tem documentário e mesa redonda com temática indígena
Neste domingo (09/12) e segunda-feira (10/12) a partir das 15h30, o Cine Guarani exibe a Mostra Olhares Indígenas. Serão exibidos dois documentários produzidos pelo cineasta indígena Ítalo Mongconãnn, egresso do curso de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apenas no domingo, após a projeção dos curtas haverá mesa redonda.
Com a proposta de descolonizar o olhar, a Mostra exibe o curta Os povos Originários Catarinenses. O filme destaca o direito de ir e vir dos povos originários de Santa Catarina. O curta aborda os tempos atuais e a resistência desses povos em não deixar seu passado para trás.
Em seguida, será exibido o curta Resistir: Vários povos, uma só luta. A proposta desse curta é apresentar as dificuldades e lutas dos estudantes indígenas inseridos na Universidade Federal de Santa Catarina. A ideia de fazer o documentário surgiu quando houve publicações racistas em páginas de redes sociais e o vídeo veio em resposta a isso.
A Mostra tem apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação Cultural.
Exposição
E a partir de segunda-feira (10/12), o Hall do Cine Guarani recebe a Mostra fotográfica Énh Ávanh – Meu Olhar. A exposição reúne 16 retratos feitos por Ítalo Mongconãnn, na Terra Indígena Laklãnõ no município de José Boiteux. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de dezembro.
__________________________________
Serviço:
Mostra de filmes Olhares Indígenas
Local: Cine Guarani – Portão Cultural –Av. República Argentina, 3430 – Portão
Datas: domingo, (09/12) com mesa redonda e segunda (10/12)
Horário: às 15h30
Entrada franca
Exposição Énh Ávanh – Meu Olhar (retratos)
Mostra fotográfica de Ítalo Mongconãnn
Local: Hall do Cine Guarani – no MuMA – Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3430 – Portão
Período expositivo da Mostra: 10 a 14 de dezembro, das 10h às 20h
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito