13.08.2010Ciclo especial de leitura aborda a obra de Manoel Carlos Karam

De agosto a novembro, acontece mais uma edição do Ciclo Obras Completas, voltado à leitura das obras de escritores paranaenses. Desta vez, o autor em foco é Manoel Carlos Karam, que terá sua produção literária apreciada em encontros semanais, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, instalada no Parque Barigüi. Os interessados devem fazer suas inscrições na própria Casa da Leitura, mediante a doação de um livro de literatura a ser escolhido em lista fornecida pelos organizadores. Para encontros avulsos, a entrada é franca.

Organizado no formato de rodas de leitura, o Ciclo Obras Completas integra o programa Curitiba Lê, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba com a proposta de aumentar os índices de leitura entre os vários grupos sociais, por meio de um conjunto de ações de fomento, difusão e formação. Os participantes interessados em obter certificação devem ter uma frequência mínima de 80% nas reuniões.

O "Ciclo Obras Completas - Manoel Carlos Karam", com carga horária de 45 horas, tem a mediação da atriz e diretora teatral Nadja Naira, que orientará a viagem pela produção do escritor, jornalista e dramaturgo. Manoel Carlos Karam (1947-2007) era catarinense, mas vivia desde a sua juventude em Curitiba. O autor cursou jornalismo na Universidade Católica do Paraná, publicou sete romances e escreveu 20 peças teatrais. Em 1995, com a obra Cebola, ganhou o Prêmio Cruz e Souza de Literatura. Como jornalista, trabalhou em televisão, jornais e na Prefeitura de Curitiba. Também atuou em campanhas políticas.

O primeiro livro publicado de Karam foi Fontes Murmurantes (1985). Depois vieram O impostor no baile de máscaras (1992), Cebola (1997), Comendo bolacha maria no dia de são nunca (1999), Pescoço ladeado por parafusos (2001), Encrenca (2002), Sujeito oculto (2004) e Jornal da guerra contra os taedos (2008).

Ciclo Obras Completas - Manoel Carlos Karam, dentro do programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba.
Data e horário: encontros semanais, de agosto a novembro de 2010, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h.
Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam (Rua Batista Ganz, 453 - Santo Inácio - Parque Barigüi)

Confira a programação do Ciclo Obras Completas