Notícias
31.07.2015Ciclo de Leitura Ebulição Marginal traz atividades culturais para o público jovem do Boqueirão
Durante essa semana, o Boqueirão recebeu a terceira edição do Ciclo de Leitura Ebulição Marginal, com atividades culturais voltadas à população jovem. Foram diversas atividades, no Portal do Futuro Boqueirão e na Rua da Cidadania do Carmo, como encontros de mediação de leitura e apresentações artísticas que conectam a literatura e a cultura hip-hop. O ciclo, organizado pelo Coletivo Ebulição e apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, encerra neste sábado (1º) com a Batalha do Eucaliptos de Breaking – Edição Ebulição Marginal e a sessão de grafitagem Leitura & Graffiti, com artistas convidados.
Oficina de Estêncil - Na última terça e quinta-feira (28 e 30), foi realizada a oficina de estêncil “Uma viagem da gravura ao grafite”, ministrada por Felipe Pacheco, para as adolescentes da Unidade de Acolhimento Institucional Madre Antonia e alunos do serviço de convivência do CRAS do Uberaba. O workshop foi dividido em duas etapas, no primeiro dia os participantes aprenderam a fazer o estêncil e no segundo eles imprimiram suas gravuras no muro do Portal do Futuro Boqueirão.
Para Felipe Pacheco o ciclo é uma excelente oportunidade àqueles que não têm acesso a informação, ao conhecimento e a arte, especificamente ao estêncil, sua conexão com o grafite e a diferenciação com a pichação. “O Ebulição Marginal acrescenta porque ele descentraliza as produções e as traz para a periferia. Isso faz com que o adolescente tenha um sentimento de pertencer, de fazer parte”, declara. Sobre a impressão, ele considera importante para que arte seja eternizada. “Com o registro, este lado efêmero do grafite tende a se ampliar. Da parede ele passa pra foto, da foto para as redes sociais e com isso, pode ser compartilhado e multiplicado”, explica.
A educadora social do CRAS do Uberaba, Aline Mendes, foi quem levou os adolecentes do serviço de convivência para participar da oficina. “Vários jovens demonstram interesse por arte urbana e por grafite. Vendo a iniciativa do Ciclo Ebulição Marginal, achei interessante trazê-los para participarem e eles ficaram animados”, disse.
Kauan Ferreira, de 18 anos, participou da oficina para adquirir conhecimentos e poder aplicar na oficina de grafite que ele ministrará para adolescentes do CRAS. “É muito legal saber que isso fará diferença na vida de várias crianças e pode até tirá-las das ruas. Eu nunca tive esta oportunidade quando pequeno e agora poderei ajudar. Pretendo continuar neste caminho e acompanhar a programação do ciclo”, declara.
Já para Sara Miguel Barbosa, de 15 anos, sua participação na oficina serviu para aprender coisas novas, expressar sentimentos e conversar sobre a arte. “É bom poder demonstrar que nem tudo é o que parece, que muitas pessoas falam mal e criticam coisas sem saber o que é, pois olhando com outros olhos as coisas ficam bem mais claras”, aponta.
Varal de poesias – Durante todo o evento o Espaço da Leitura Eucaliptos recebeu o varal de rimas “Linha de Frente”, com mediação da assistente administrativa do espaço Franciele Cruz. Ela explica que a intenção primordial do varal é fazer a exposição de poetas paranaenses, paulistas e cariocas da literatura marginal. Além disso, o objetivo é que os jovens tragam seus escritos para trocar com os poemas do varal. “Houve bastante participação. Recebemos produções próprias de alguns escritores do boqueirão e de jovens que participaram de alguma programação do ciclo”, disse.
Diferencial – O grande diferencial desta edição é a expansão dos locais de realização. Para Samuel Rodrigues Teixeira, mediador de leitura do espaço de leitura Eucaliptos, a ida para a Rua da Cidadania do Carmo aumenta a expectativa de público e ajuda no alcance de mais espaços para as próximas edições. “Além disso, temos instituições parceiras que estão trazendo participantes para o ciclo e ajudando a aumentar o público. Com certeza a programação mais esperada e que mais encherá é a de sábado, pois além de ser um evento no fim de semana, é ao ar livre e interativa”, declara.
Programação deste sábado, dia 1°:
LEITURA & GRAFFITI
Sessão de grafitagem com os convidados Café, Devis, Ysto, Nyel, JC e Confraria da Cola.
Horário: 9h
Local: Praça Eucaliptos (ao lado do Portal do Futuro Boqueirão)
Valor: gratuito
BATALHA DO EUCALIPTOS DE BREAKING – EDIÇÃO EBULIÇÃO MARGINAL
Mestre de Cerimônias: Muka UniBreakers Crew. Aberta a b-boys e b-girls de toda a cidade.
Horário: 14h
Local: Portal do Futuro Boqueirão (auditório)
Valor: gratuito
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas