22.05.2013 CIC vai ganhar Centro Cultural Multiuso

A prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, assinaram nesta quarta-feira (22), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a ordem de serviço para o início da construção do Centro Cultural Multiuso CIC, que será um espaço cultural com auditório, área para exposições e salas para a realização de oficinas.

O Centro Cultural ficará na Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz, um local com grande concentração de população e que já tem um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), escola e ginásio de esportes, mas ainda carente de equipamentos culturais, apesar de ter a Casa da Leitura Paulo Leminski e a sede da Regional CIC nas redondezas.
A prefeita em exercício Mirian Gonçalves não escondeu o orgulho de colocar sua assinatura na ordem de serviço. “A obra faz parte da política de descentralização da Prefeitura. Nossa ideia é espalhar cultura pela cidade toda”, afirmou.

“A proposta do Centro Cultural é bastante ampla. Mas seu conceito principal é de que seja um local de altíssima qualidade para que as pessoas possam consumir e produzir cultura perto de suas casas”, explicou Cordiolli. Segundo ele, este será o primeiro de quatro locais semelhantes que devem ser construídos pela Prefeitura – Bairro Novo, Cajuru e Bairro Alto abrigarão os próximos centros.

Qualidade de vida – O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ubiraci Rodrigues, lembrou que a construção do Centro faz parte do escopo atual da Companhia, que é de nem só trabalhar na construção de moradias, mas também para que elas sejam cercadas de qualidade de vida e equipamentos comunitários.

Já o deputado federal Ângelo Vanhoni destacou o valor simbólico de o Centro Cultural ser construído no primeiro conjunto habitacional feito em Curitiba a partir de investimentos públicos, há quase 50 anos. “Será um instrumento para as pessoas poderem se expressar por meio da arte, um templo da expressão”, completou.

Etapas – As obras serão desenvolvidas em duas etapas. Na primeira, será construído um auditório com 242 lugares, mezanino, recepção e área de apoio, com área total de 770 metros quadrados. A segunda parte terá mais 430 metros quadrados, com salas para oficina de atividades artísticas e áreas de exposições e administrativa.

O valor da primeira etapa da obra é de aproximadamente R$ 2,2 milhões, sendo que R$ 1,17 milhão será de recursos próprios da Prefeitura e R$ 1,025 milhão virá do Ministério da Cultura, liberado por meio da Caixa Econômica Federal.

Urbanização – A construção do Centro Cultural Multiuso da CIC faz parte do projeto de urbanização de vilas localizadas na abrangência do rio Formosa. Os recursos foram viabilizados por meio de aditivo ao contrato das obras de urbanização já em andamento e sob coordenação da Cohab. Na vizinhança do futuro Centro Cultural há duas áreas de reassentamento para famílias em situação de risco, as Moradias Arroio e Castanheira, com um total de 490 unidades.Mais antigo conjunto habitacional da Cohab, a Vila Nossa Senhora da Luz tem 2,1 mil domicílios. Nas suas imediações há outros empreendimentos da Companhia, como os conjuntos Oswaldo Cruz I e II, com mais 1,6 mil unidades.

Presenças – Além de Gonçalves, Cordiolli, Rodrigues e Vanhoni, estiveram também presentes na solenidade os secretários municipais da Habitação, Osmar Bertoldi, e de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi; os vereadores Dirceu Moreira (PSL), Cacá Pereira (PSDC), Jonny Stica (PT), Beto Moraes (PSDB) e Toninho da Farmácia (PP); o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Wilton Cabral; o administrador regional da CIC, Everton Vargas e o coordenador da FCC na regional, João Mario Istrisoski; o presidente da Associação das Empresas da CIC (Aecic), Celso Gusso e representantes da Construtora Deck, contratada para a obra.