14.11.2019Centro Histórico celebra a igualdade racial com a Festa do Rosário

Durante esta semana, o Centro Histórico é palco de discussões, oficinas, shows e uma feira literária para celebrar a cultura negra na cidade. As atividades fazem parte da programação da Prefeitura do Mês da Consciência Negra (confira aqui a programação completa do município para novembro).

O ponto alto da celebração será a Festa do Rosário, que começa nesta quinta-feira (14/11) e segue até domingo (17/11), no Largo da Ordem. Esta será a décima edição consecutiva da festa, que é promovida pelo Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira e diversos parceiros (saiba mais sobre a festa).

A Prefeitura, por meio da Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural de Curitiba, apoia a Festa do Rosário. Esse ano a novidade será a Feira Literária Afro-paranaense (Flap) que nos quatro dias da festa vai apresentar a produção de livros paranaenses sobre a temática afro.

A abertura oficial da Flap será às 18h de quinta-feira (14/11), no Memorial de Curitiba. Nos dias 15 e 16 a feira vai funcionar das 9h às 18h e no domingo (17/11), das 9h às 15h.

“Em novembro, Curitiba terá cerca de 150 eventos para refletirmos sobre igualdade racial e enfrentamento ao racismo”, diz Marli Teixeira Leite, assessora da Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura.

Lavação das escadarias

No domingo (17/11), será feita a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem. A lavação está programada para começar às 9h30.

Logo após será feito um ato inter-religioso na igreja, seguido de um cortejo com os Batuqueiros da Fonte da Memória. O cortejo sai da Igreja do Rosário até as Gameleiras (Iroko) da Praça Tiradentes.

Apresentações culturais

Durante a Festa do Rosário também serão feitas várias apresentações culturais. No feriado de sexta-feira, 15 de novembro, a partir das 14h, haverá show dos Tambores do Paraná no palco de Culturas Populares, montado ao lado do bebedouro do Largo da Ordem.

No sábado (16/11), a programação cultural tem início às 12h. Veja aqui a programação de shows da festa.