Notícias
14.11.2019Centro Histórico celebra a igualdade racial com a Festa do Rosário
Durante esta semana, o Centro Histórico é palco de discussões, oficinas, shows e uma feira literária para celebrar a cultura negra na cidade. As atividades fazem parte da programação da Prefeitura do Mês da Consciência Negra (confira aqui a programação completa do município para novembro).
O ponto alto da celebração será a Festa do Rosário, que começa nesta quinta-feira (14/11) e segue até domingo (17/11), no Largo da Ordem. Esta será a décima edição consecutiva da festa, que é promovida pelo Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira e diversos parceiros (saiba mais sobre a festa).
A Prefeitura, por meio da Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural de Curitiba, apoia a Festa do Rosário. Esse ano a novidade será a Feira Literária Afro-paranaense (Flap) que nos quatro dias da festa vai apresentar a produção de livros paranaenses sobre a temática afro.
A abertura oficial da Flap será às 18h de quinta-feira (14/11), no Memorial de Curitiba. Nos dias 15 e 16 a feira vai funcionar das 9h às 18h e no domingo (17/11), das 9h às 15h.
“Em novembro, Curitiba terá cerca de 150 eventos para refletirmos sobre igualdade racial e enfrentamento ao racismo”, diz Marli Teixeira Leite, assessora da Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura.
Lavação das escadarias
No domingo (17/11), será feita a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem. A lavação está programada para começar às 9h30.
Logo após será feito um ato inter-religioso na igreja, seguido de um cortejo com os Batuqueiros da Fonte da Memória. O cortejo sai da Igreja do Rosário até as Gameleiras (Iroko) da Praça Tiradentes.
Apresentações culturais
Durante a Festa do Rosário também serão feitas várias apresentações culturais. No feriado de sexta-feira, 15 de novembro, a partir das 14h, haverá show dos Tambores do Paraná no palco de Culturas Populares, montado ao lado do bebedouro do Largo da Ordem.
No sábado (16/11), a programação cultural tem início às 12h. Veja aqui a programação de shows da festa.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau