25.11.2019Centenas de pessoas vivem magia do Natal no Passeio Público

O encanto e a magia do Natal tomaram conta do Passeio Público, Centro de Curitiba, nesta noite de domingo (24/11). Luzes, música e o brilho nos olhos de adultos e crianças. Além das atrações natalinas, o prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, entregou o Passeio Público revitalizado.

“A cidade tem 33 parques, mas este é o mais antigo. É o ponto de encontro das famílias. Aqui viverá a inocência, viverá a alegria. Viverá uma população com direito a andar na Ilha da Ilusão”, disse Greca.

Desde 2017, o local vem passando por uma grande reforma. O mais antigo parque curitibano recebeu 40 mil novas flores nas cores vermelha, branca e rosa claro. Todo a área gramada foi recuperada. São mais de seis mil metros quadrados de grama para ornamentar os canteiros.

A auxiliar de Biotério Raquel Kaminski mora em Almirante Tamandaré, mas sempre vem passear em Curitiba. Ela estava com a filha Charlise, de seis anos. Raquel fez questão de agradecer ao prefeito a revitalização do local. “O Passeio Público estava muito feio, precisando de uma revitalização há anos. A gente vem aqui todos os domingos. Não só o Passeio, mas a cidade toda está linda. E o Natal, será o mais bonito”, avaliou Raquel.

Novidade do Natal

O Natal Condor, aberto oficialmente neste domingo (24/11) pelo prefeito Rafael Greca e pelo empresário Joanir Zonta, é uma das grandes novidades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.

“Os atores, dirigidos por Edson Bueno, encenaram o Natal na Ilha das Ilusões, espetáculo produzido pela nossa Fundação Cultural de Curitiba, encerra a primavera de 2019. Não mais o abandono, nem a escuridão, mas a santa felicidade”, comemorou o prefeito.

O Auto, que narra o nascimento de Jesus, é encenado numa das ilhotas existentes no espaço, a Ilha dos Poetas. Vinte e três atores dão vida aos personagens que surpreende adultos e crianças.

“Lindo, muito emocionante. A população precisa destes Autos de Natal para reviver coisas deixadas de lado na correria do dia a dia. É um momento de reflexão. Todo mundo deve vir”, sugere a fiscal de caixa Edicleia Kott, que estava com o marido, a sogra e os filhos.

O Natal Condor no Passeio ocorre em uma área verde totalmente revitalizada pelo programa Rosto da Cidade, da Prefeitura. “Essa não é a primeira vez que o Natal tem o apoio da Rede Condor. Fazer o Natal de Curitiba aqui no Passeio Público é uma grande alegria”, disse Joanir Zonta.

“Participar do Natal e da reinauguração do Passeio Público, para mim, é uma satisfação enorme. Meus pais me traziam aqui. O Passeio é a minha história, a história de muitas famílias curitibanas”, contou o empresário.

Mais atrações

Outras atrações, como o carrossel veneziano e o trenzinho elétrico atraíram centenas de pessoas, neste fim de semana. Gislaine Barbosa Ribas levou as filhas Luiza e Laura. Elas chegaram às 14h e as gêmeas de seis anos não queriam perder nada.

“Tudo muito legal, muito divertido, muito lindo”, contou a pequena Luiza.

As crianças deram três voltas no trenzinho, se divertiram no carrossel e ficaram para assistir o Auto de Natal, que começou às 19h30.

“Uma noite feliz”, resumiu a primeira-dama Margarita Sansone, que estava encantada com a loja móvel da rede Curitiba Sua Linda. “O Passeio Público ficou maravilhoso. Voltou aos tempos que já foi e retorna com mais brilho e encanto para os idosos, crianças suas famílias. Também estamos felizes com a nossa loja móvel, andando por toda a cidade linda, leve e solta. É Curitiba Sua Linda fashion truck”, comemorou.

O Auto Natal na Ilha das Ilusões ainda será apresentado nos dias 30/11, 1.º/12, 7/12, 8/12, 14/12 e 15/12, sempre às 19h30. A entrada é franca.

Presenças

Também estiveram presentes no Passeio Público o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; as secretárias municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e da Educação, Maria Silvia Bacila; as presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, e da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; os presidentes da Cohab, José Lupion Neto, e da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e da Fundação de Ação Social, Thiago Ferro; a assessora de Direitos Humanos, Elenice Malzoni; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo; a diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, e o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior; os vereadores Serginho do Posto, Julieta Reis, Beto Moraes e Mauro Ignácio.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal – Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e Park Shopping Barigui. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

Fonte: SMCS