Notícias
05.07.2017 Cemitério Municipal recebe visitação guiada em noite de lua cheia
No próximo final de semana, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula vai ser palco de uma visitação inusitada. Munidos de lanternas e em noite de lua cheia, os visitantes serão convidados a conhecer a história da primeira necrópole de Curitiba, assim como suas personalidades, símbolos e curiosidades. A visita guiada noturna acontece sexta-feira, sábado e domingo, (dias 7, 8 e 9), das 19h às 22h, para turmas de até 40 participantes mediante inscrição via email paravisitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.
Com duração média de três horas, o passeio é conduzido pela pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi. Inaugurado em 1854, pelo presidente de província Zacarias de Góes e Vasconcellos, o Cemitério Municipal abriga, em mais de 5 mil túmulos, grande parte das personalidades responsáveis pela história da cidade de Curitiba e do estado do Paraná.
Políticos, artistas, intelectuais, empresários entre outras personalidades serão abordados em suas trajetórias, mas também sobre a arquitetura de seus túmulos, símbolos e significados. Nomes como Maria Bueno, Barão do Serro Azul, Emiliano Pernetta, Enedina Alves Marques, Vicente Machado serão parte do roteiro. A visita é uma forma diferente e curiosa de se mergulhar na história da cidade de Curitiba partindo de seu cemitério mais antigo como ponto em comum.
Serviço:
Visita guiada noturna ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Endereço: Praça Padre João Sotto Maior, s/n – bairro São Francisco
Datas: 7, 8 e 9 de julho de 2017 (sexta-feira a domingo)
Horário: das 19h às 22h
Inscrição via e-mail com envio de nome e número de RG para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br
Vagas limitadas
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 15/05/2025 - Festival Internacional de Cinema de Curitiba tem data marcada e ingressos à venda
- 15/05/2025 - Agenda cultural traz dança, teatro e cinema ao ar livre e estreia de exposição digital
- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/