Notícias
05.07.2017 Cemitério Municipal recebe visitação guiada em noite de lua cheia
No próximo final de semana, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula vai ser palco de uma visitação inusitada. Munidos de lanternas e em noite de lua cheia, os visitantes serão convidados a conhecer a história da primeira necrópole de Curitiba, assim como suas personalidades, símbolos e curiosidades. A visita guiada noturna acontece sexta-feira, sábado e domingo, (dias 7, 8 e 9), das 19h às 22h, para turmas de até 40 participantes mediante inscrição via email paravisitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.
Com duração média de três horas, o passeio é conduzido pela pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi. Inaugurado em 1854, pelo presidente de província Zacarias de Góes e Vasconcellos, o Cemitério Municipal abriga, em mais de 5 mil túmulos, grande parte das personalidades responsáveis pela história da cidade de Curitiba e do estado do Paraná.
Políticos, artistas, intelectuais, empresários entre outras personalidades serão abordados em suas trajetórias, mas também sobre a arquitetura de seus túmulos, símbolos e significados. Nomes como Maria Bueno, Barão do Serro Azul, Emiliano Pernetta, Enedina Alves Marques, Vicente Machado serão parte do roteiro. A visita é uma forma diferente e curiosa de se mergulhar na história da cidade de Curitiba partindo de seu cemitério mais antigo como ponto em comum.
Serviço:
Visita guiada noturna ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Endereço: Praça Padre João Sotto Maior, s/n – bairro São Francisco
Datas: 7, 8 e 9 de julho de 2017 (sexta-feira a domingo)
Horário: das 19h às 22h
Inscrição via e-mail com envio de nome e número de RG para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br
Vagas limitadas
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas