29.11.2018Celebração de Natal na Matriz recebe Auto de Natal e coral de crianças da EM Batel

A programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais continua durante a semana pelos bairros da cidade. Na tarde desta quarta-feira (28/11), a Rua da Cidadania da Matriz recebeu uma apresentação especial do Auto de Natal Brasileiro da Fundação Cultural de Curitiba, com um concerto da Banda Lyra e também o coral da Escola Municipal do Batel.

O repertório de canções tradicionais natalinas encantou as pessoas, que se juntaram em volta do grande palco montado pela Prefeitura para assistir às apresentações.

A festa teve a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que parabenizou a organização do evento e recepcionou os espectadores. “O prefeito, com carinho, acolhe as crianças e os curitibanos nesta festa de Natal da Rua Cidadania Matriz”, disse Greca.

As apresentações na Rua da Cidadania Matriz integram a programação da segunda edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense. São mais de 70 atrações por toda a cidade, entre os autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e empresas privadas.

Com direção artística de Eli Siliprandi, o Auto de Natal Brasileiro conta a história da anunciação e nascimento de Jesus, com originalidade e toques de tradição brasileira. A apresentação é feita por alunos do Projeto Nosso Canto da Regional Boqueirão e irá percorrer todas as dez administrações regionais de Curitiba.

Natal em família

A festa contou com a presença de muitos pais que estavam lá para assistir à apresentação dos filhos. É o caso da administradora de empresas, Ana Paula Morikawa, 40 anos. A filha dela estuda na Escola Municipal Batel e estava em cima do palco para cantar. “Eu achei maravilhoso e bem emocionante”, disse. A administradora ainda ressalta que achou muito bacana a interação do prefeito Rafael Greca com as crianças. “Eu adorei que o prefeito subiu no palco e cantou junto, foi bem legal da parte dele”, disse.

Além da EM Batel, estavam presentes também alunos das escolas municipais Vila Torres, Mariazinha Braga e Professor Brandão, que foram até o Centro como passeio da escola para participar da festa.

O trabalhador autônomo Rodney de Moura levou a filha Emanuele de Moura para assistir ao espetáculo. Ele conta que sua filha é autista e que a interação em sociedade faz bem para a garota. “Faz parte do calendário de atividades das escolas a saída e a gente trouxe ela para socialização, que é importante para a criança autista”, disse.

Decoração

A decoração na Rua da Cidadania chamou a atenção de quem frequenta e trabalha lá todos os dias. É o caso do comerciante André de Oliveira Prestes, que já trabalha lá há três anos. “A decoração é a mais bonita dos últimos anos que trabalho aqui”, revelou.

Cada regional está recebendo uma decoração especial, composta pela tradicional árvore de Natal, uma rosácea de luz e flâmulas decorativas, dando mais cor e luz aos espaços. As árvores têm sete metros de altura e são recobertas com luz de LED. A Rua da Cidadania da Matriz ainda terá espetáculos nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro, mas a decoração em toda a cidade permanece até o dia 6 de janeiro.

Presenças

Além do prefeito, estavam presentes também o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel; o administrador regional da Matriz, Dirceu de Matos; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes; o superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior; e os vereadores Goura e Colpani.

Confira as próximas apresentações nas regionais

Cajuru – 04/12
15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e apresentação dos corais das escolas municipais Ayrton Senna, Issa Nacli, Irati e Maria Marli
20h – Ônibus da Cultura com o espetáculo de Natal: Sonho de luz, teatro de sombras com a Cia Karagoz e apresentação das crianças do Projeto MusicaR das Regionais Cajuru e Boqueirão
Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)

Pinheirinho – 05/12
15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e grande coral das Escolas Municipais Jurandyr Baggio Mockell, Dr. Osvaldo Cruz, Madre Maria dos Anjos, Arapongas, CEI Nair de Macedo, CEI do Expedicionário e Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison
Local: Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2033, Pinheirinho)

Boqueirão – 06/12
Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra, Banda Musical da Caximba e apresentação do coral da Escola Municipal Leonor Castellano
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

Portão/Fazendinha – 07/12
15h – Natal na Rua da Cidadania do Portão/ Fazendinha. Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e coral da Escola Municipal Adriano Rubine
Local: Rua da Cidadania Portão/Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha)

Tatuquara – 12/12
15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra e Corais
20h – Ônibus da Cultura com o espetáculo de Natal: Sonho de luz, teatro de sombras da Cia Karagoz e apresentação das crianças do Projeto MusicaR das Regionais Tatuquara, Pinheirinho e Bairro Novo
Local: Rua da Cidadania Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara)

Boa Vista – 13/12
15h – Auto de Natal Brasileiro, Banda Lyra, apresentações do Coral Cantar Curitiba do CEI Ano 300 e Ônibus da Cultura com Teatro de Natal: Sonho de Luz, teatro de sombras da Cia Karagoz
Local: Rua da Cidadania Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)

Bairro Novo – 14/12
20h – Cantata de Natal – Coro com 700 Vozes. Regência de Maestrina Esmeralda Rovani, direção musical e arranjos de Sérgio Justen e direção do Projeto MusicaR de Angela Sasse, Guilherme Romanelli e Cris Alexandre. Abertura do evento com a Banda Lyra.
Local: Rua da Cidadania do Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)

Toda programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais pode ser conferida no site: http://natal.curitiba.pr.gov.br/
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar