Notícias
02.06.2010CD “Variedades Contemporâneas” tem show de lançamento no Teatro do Paiol
Na sexta-feira e no sábado (4 e 5), às 21h, o Teatro do Paiol será palco para o lançamento do CD “Variedades Contemporâneas”, projeto que reúne músicos de Curitiba em torno do choro contemporâneo e suas vertentes. O show terá a participação especial do clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e do pianista e maestro Laércio de Freitas, que também participou da gravação lançada pelo selo paulistano Sete Sóis, com distribuição Tratore.
Baseado em referências como Radamés Gnattali, Moacir Santos, Egberto Gismonti e o convidado Laércio de Freitas, o projeto “Variedades Contemporâneas” reúne o quinteto formado por Davi Sartori (piano), Gabriel Schwartz (flauta e sax), Julião Boêmio (cavaco), Graciliano Zambonim (bateria) e Jefferson Lescowich (baixo acústico). A direção musical e os arranjos são de Davi Sartori e Gabriel Schwartz.
O espetáculo apresenta o repertório do disco e algumas novidades, com a inclusão de composições de Laércio de Freitas. “Ele é nosso convidado de honra, que vem pra nos dar a sua bênção. O mestre Laércio de Freitas é um dos grandes nomes entre os compositores que modernizaram o choro, além de grande maestro, arranjador, professor e, nas horas vagas, ator de novelas da Globo”, comenta Gabriel Schwartz.
O outro convidado, o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi, grande solista e improvisador de carreira internacional, é apaixonado pela música brasileira e tem feito vários trabalhos no Brasil, com músicos como André Mehmari, Guinga, Marcus Tardelli, entre outros. “Conheci Gabriele Mirabassi aqui, por meio da oficina de música e da orquestra de sopros. Quando soube que ele estaria em Curitiba para participar do show em comemoração ao aniversário de 60 anos de Guinga, fizemos o convite para o lançamento e ele prontamente aceitou chegar uma semana antes para tocar com o Variedades Contemporâneas”, comemora Schwartz.
O CD – O choro tradicional é tocado pelo famoso “regional”, formado por um instrumento solista (entre outros flauta, clarinete, saxofone, cavaquinho e bandolim), mais o acompanhamento do violão de 7 cordas, violão de 6 cordas, cavaquinho, pandeiro e muitas vezes percussões adicionais. Porém, o choro pode ser apresentado com uma concepção mais moderna, mudando-se a instrumentação e mantendo-se a essência do gênero.
E é a formação instrumental um dos fatores que torna a estética apresentada no projeto “Variedades Contemporâneas” diferente do choro tradicional. Além da base formada por piano, baixo e bateria, o grupo conta com a presença do cavaquinho que transita entre solos e levadas, e promove o encontro entre o tradicional e o moderno. A flauta e o saxofone se revezam nas melodias com piano e cavaquinho e todos se misturam em diferentes vozes nos arranjos, criando interessantes variações de timbres.
Para a gravação do CD, e para completar e diferenciar ainda mais a formação, o grupo convidou Gabriel Grossi e sua harmônica de boca. Renomado internacionalmente, Gabriel é de Brasília, cidade que possui uma grande tradição no choro e um dos clubes do choro mais atuantes no país. O disco conta também com a participação especial de Laércio de Freitas, que fez um belíssimo arranjo para quarteto de cordas e tocou piano no choro-canção chamado “Redenção”, de Gabriel Schwartz. E é de autoria de Laércio, “Festa na Taba”, a única releitura do disco.
Os arranjos com modulações, variações escritas para duas vozes, contrapontos e improvisações contribuem para um resultado final diferente ou “moderno”. Nas composições, Gabriel Schwartz, Davi Sartori e Julião Boêmio inovam, misturando ritmos e criando novos padrões formais, além de utilizarem cadências harmônicas arrojadas na construção das melodias.
O choro em Curitiba – É importante situar os acontecimentos históricos em relação a essa geração de músicos e compositores que vive em Curitiba atualmente. Em 2003 surgiu um movimento chamado “Clube do Choro de Curitiba”, que tem como principal característica a composição de choro e a promoção de festivais e mostras mensais, o que possibilitou se tornar um hábito a composição de choros e a abertura de portas para se renovar o gênero, o que já estava latente nessa geração.
Enfim, a proposta do “Variedades Contemporâneas” é encontrar nesta formação inusitada uma linguagem própria e acrescentar ao choro uma nova vertente, original e nascida em Curitiba com esta geração de músicos residentes na cidade e suas influências de vida.
Para ouvir:
www.myspace.com/variedadescontemporâneas
Serviço:
Variedades Contemporâneas – lançamento CD
Data e horário: dias 4 e 5 de junho de 2010 (sexta e sábado), às 21h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Variedades Contemporâneas: Davi Sartori (piano), Gabriel Schwartz (flauta, flautim, sax alto, sax tenor e percussões), Julião Boêmio (cavaquinho), Jefferson Lescowich (baixo acústico) e Graciliano Zambonin (bateria)
Convidados: Gabriele Mirabassi (clarinete) e Laércio de Freitas (piano)
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos)
Assessoria de Imprensa - Bueno Comunicação
Adriana Bueno 11 3675.4829 | 7881-7032 id 86*24770 | e-bueno@uol.com.br
- 24/01/2025 - Do forró à música clássica, shows tomam conta dos parques de Curitiba nos próximos fins de semana
- 24/01/2025 - Festa da música: aulas agitam a cidade e atraem alunos de várias partes do Brasil e de outros países
- 24/01/2025 - A arte de reger uma orquestra: saiba o que significam os movimentos do maestro
- 23/01/2025 - Nova diretoria: conheça a equipe que irá fortalecer a Cultura em Curitiba
- 22/01/2025 - Recital de piano a quatro mãos apresenta obras de Mozart a Chico Buarque nesta quinta
- 22/01/2025 - Capela Santa Maria recebe concertos que celebram a história da música
- 22/01/2025 - Instrumentos curiosos transportam o público à Idade Média na Oficina de Música
- 21/01/2025 - Piano de cauda circulará por parques, terminais e pontos turísticos na Oficina de Música
- 21/01/2025 - Teatro Regina Vogue estreia como palco com espetáculos de MPB e trilhas sonoras
- 21/01/2025 - Teatro Regina Vogue estreia como palco com espetáculos de MPB e trilhas sonoras