Notícias
08.11.2019Casas da Leitura celebram mês da Consciência Negra
No mês dedicado à celebração da Consciência Negra, as Casas da Leitura da Fundação Cultural nas regionais Tatuquara e Bairro Novo prepararam para novembro várias atividades sobre promoção da pessoa negra por meio da literatura. A programação abrange a oferta de livros e textos em varais e expositores temáticos, mostra fotográfica, exibição de filmes, debates, rodas de leitura e contação de histórias.
“A ideia é não só dar visibilidade às escritoras e aos escritores mas destacar os personagens negros – mulheres, homens e crianças – que possam inspirar e promover a identificação com os leitores. Teremos atividades para a família toda em dias e horários variados”, explica a coordenadora do programa municipal de incentivo à leitura Curitiba Lê, Mariane Filipak Torres.
Todos os eventos são gratuitos. Veja a programação:
Regional Tatuquara
- 18 a 22 de novembro (segunda a sexta) REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA ARTE Varal de poesias e distribuição de textos de autoras e autores negros, além de fotografias e letras de música. Com Alana Albinati – Livre – 8h às 17h.
- 18 a 22 de novembro (segunda a sexta) – REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA Expositor temático com os livros da Casa da Leitura escritos por autores negros ou com personagens negros de destaque. Com Alana Albinati – Livre – 8h às 17h – Casa da Leitura Laura Santos.
- 19 de novembro (terça-feira) RODA DE LEITURA – REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA Roda de leitura com textos de autoras negras contemporâneas Com Alana Albinati – 13 anos – 09h30 – Casa da Leitura Laura Santos.
- 20 de novembro (quarta-feira) RODA DE LEITURA – REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA Roda de leitura com textos de autoras negras contemporâneas Com Alana Albinati C 13 anos – 14h – Gratuito – Casa da Leitura Laura Santos.
- 21 de novembro (quinta-feira) INSUBMISSAS Roda de Leitura de textos das escritoras Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi e Carolina de Jesus, em homenagem ao Mês da Consciência Negra. Com Francisco Lobo C 12 anos – 15h – Gratuito – Casa da Leitura Nair de Macedo.
Regional Bairro Novo
- 18 E 20 de novembro (segunda e quarta) RODA DE LEITURA – “POR IGUAL…” Roda de Leitura cuja abordagem é consciência negra. A mesma une textos literários, audição musical das canções interpretadas por Teresa Cristina e dinâmicas de escrita criativa. Com Kely Medeiros C 13-70 anos (jovens e adultos) – 14h – Gratuito – Casa da Leitura Walmor Marcellino
- 19 E 21 de novembro (terças e quintas) CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – “PARA REFLETIR” Contação de Histórias abordando a consciência negra de modo a refletir sobre a discriminação na sociedade atual. Com Kely Medeiros C 09-12 anos – 14h – Gratuito – Casa da Leitura Walmor Marcellino.
- 27 de novembro (quarta-feira) RODA DE LEITURA – “ZAZUEIRA: VIDA E OBRA DE WILSON SIMONAL” Roda de Leitura com textos biográficos do cantor, costurados com audição de importantes canções de sua carreira. Com Kely Medeiros C 15-70 anos (jovens e adultos) | H 14h L Casa da Leitura Walmor Marcellino – Gratuito.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas