Notícias
27.10.2015 Casa Romário Martins expõe série de retratos de personalidades curitibanas
A Casa Romário Martins apresenta a partir desta quinta-feira (29) a exposição fotográfica “A vida é perto – Perfis de quem passa na calçada”, com retratos de 24 personalidades curitibanas que fizeram parte da Série Perfil 2015, do jornal Gazeta do Povo. Os perfis foram publicados ao longo dos últimos seis meses, nas edições de domingo. Além da mostra fotográfica, também está sendo lançado um livro digital.
O projeto reuniu histórias de quem encontrou seu próprio lugar – às vezes por caminhos tortuosos – e deixou sua marca. “O resultado é um registro riquíssimo de pessoas importantes. Isso permite que se pense a cidade a partir das pessoas retratadas e, mais que isso, demonstra a riqueza da cidade”, diz o jornalista José Carlos Fernandes, editor da série e curador da mostra.
As pessoas retratadas estão dotadas de uma humanidade que os aproxima do leitor. Isso fica bem sintetizado na frase atribuída a Millôr Fernandes e que dá título ao livro e à exposição. Além de mostrar uma face das personalidades, o trabalho também convida a entrar em suas respectivas intimidades, explorando aspectos pouco conhecidos dos entrevistados.
A mostra fotográfica foi divida em 23 blocos, cada qual composto por três fotos de cada um dos perfis da série. O trabalho reúne a delicadeza clássica dos retratos em preto e branco, assinados por oito fotógrafos. “É um gênero que parece simples, mas que tem justamente o desafio de captar a essência, a imagem verdadeira da pessoa. O resultado é muito rico”, diz o fotógrafo Alexandre Mazzo.
Além de Mazzo, a exposição reúne imagens dos fotógrafos Marcelo Andrade, Daniel Castellano, Brunno Covello, Henry Milléo, Hugo Harada, Albari Rosa e Jonathan Campos. As fotos virão acompanhadas de um texto sobre o personagem, redigido por Fernandes. Além disso, os retratos terão um QR-Code: com celulares, será possível ver os vídeos produzidos na série, sob direção do editor Thiago Costa.
Serviço:
Exposição “A vida é perto – Perfis de quem passa na calçada”
Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 30
Datas e horários: de 29 de outubro (abertura às 19h) a 13 de dezembro de 2015. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista