06.03.2018Casa Hoffmann tem programação anual de cursos para dançarinos

Com programação anual de cursos para dançarinos profissionais e multiplicadores, editais de fomentação e apresentações, a Casa Hoffmann comemora 15 anos como Centro de Estudos do Movimento. A agenda do espaço, formada pela nova coordenadora de dança da Fundação Cultural de Curitiba, Carmen Jorge, pretende resgatar as raízes e fomentar a dança na cidade.
O ponta pé inicial na agenda 2018 foi dado neste sábado (3/3), com o workshop ‘Assinatura em Movimento’ do projeto Segni Mossi. O curso que forneceu 30 vagas gratuitas, contou com mais do dobro de candidatos inscritos. “Com essa procura estratosférica conseguimos detectar o quando a cidade é carente em formação de professores e artistas na dança. Queremos abranger mais e com maior diversidade todos esses profissionais”, afirmou Carmen Jorge.
O próximo encontro acontece neste final de semana, na tarde dos dias 10 (sábado) e 11 (domingo), com um seminário focado na formação em dança. A intenção é que nele seja criado um plano pedagógico para basear as próximas ações da Casa Hoffmann. Para isso, os especialistas Alessandra Lange (PR), Fernando Nascimento (PR), e Claudia Pires (CE) serão os facilitadores com a mediação de Andréa Sério (PR).
Toda a programação será estruturada dentro da pedagogia formada nesses dois encontros. Carmen foi aluna nos primeiros anos do Centro de Estudos e explica que o seminário vai nortear os caminhos da Hoffmann sem ignorar a sua história. “Com essas diretrizes vamos alinhar os cursos que serão desenvolvidos pelos diversos artistas que estão em nossa programação. Teremos um plano pedagógico e um norte para seguir”, afirmou a coordenadora.
Outras medidas como pintura, limpeza do espaço e repaginada na estrutura administrativa, também foram realizadas em comemoração ao aniversário.

Circuito de Dança nos Bairros
A formação de novos multiplicadores também será realizada nas Administrações Regionais da cidade. Neste primeiro momento, cinco Regionais estão sendo estudadas para receber o ‘Circuito de dança nos Bairros’, projeto que vai descentralizar as ações a partir das contrapartidas do edital em processo.
“As contrapartidas iam para as Regionais de uma forma alienada sem trabalhar a plateia”, comenta Norma Calado, coordenadora cultural da Regional Tatuquara, um dos bairros a receber o projeto. “Agora a Carmen estará trabalhando os espaços, distribuindo as oficinas e apresentações. Essas contrapartidas serão feitas de uma forma que terão continuidade. Para que haja esse vínculo entre a dança e a Regional”, explica.
Neste ano já foi lançado edital para sete projetos na área da dança. “Queremos valorizar os profissionais, estimulando os iniciantes. Vi que ótimos artistas se interessaram pelos projetos. Tanto para as apresentações como na Mostra de Solos e nas contrapartidas das Regionais”, conclui Carmen Jorge.
Ainda estão abertas as inscrições para pareceristas do edital de dança. Saiba maiores informações aqui.

Seminário
O Seminário ‘Planos Pedagógicos e Formação em Dança’ acontece no próximo final de semana, dias 10 e 11, das 13h às 18h, com a presença dos profissionais Alessandra Lange (PR), Fernando Nascimento (PR), Claudia Pires (CE) e com a mediação de Andréa Sério (PR).
O Encontro de profissionais da dança visa debater modos, formatos e metodologias do ensino da dança. Serão dois dias de conversas abertas ao público com o objetivo de elaborar as diretrizes para o Plano Pedagógico de Ensino da Dança da Fundação Cultural de Curitiba para orientar a atuação dos profissionais da dança para ações nas Regionais de Curitiba.

Serviço:
Seminário ‘Planos Pedagógicos e Formação em Dança’
Datas: Sábado (10) e domingo (11) de março
Horário: das 13h às 18h
Local: Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Telefone: (41) 3321-3228

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar