Notícias
09.05.2019Casa da Leitura Nair de Macedo leva poemas a praça e atrai a vizinhança
Ler poemas curtos para quem passa pela praça Flausina Ribeiro de Loyola, no Guabirotuba, é a estratégia que a equipe da Casa da Leitura Nair de Macedo, vizinha ao local, está usando para conquistar leitores e atrair público para suas atividades.
Denominada Leitura na Praça, a atividade acontece nas tardes das quartas-feiras deste mês e termina com a entrega de uma cópia do poema lido. O objetivo é que a pessoa possa lê-lo em casa, sozinha ou para familiares e amigos.
“Muito simpática e gostosa a iniciativa”, disse a dona de casa Sandra Maria Ferreira Keppen, depois de ouvir textos de Oswald de Andrade e Torquato Neto. Ela acompanhava a neta Júlia, de 5 anos, quando foi abordada pela estudante de Letras Jacqueline Barbosa, que faz estágio na Casa da Leitura e também ajudou a selecionar os textos.
“Uma coisa que a gente gostava de fazer na juventude, agora tem aqui na pracinha”, comentou Sandra, que mora no bairro há 37 anos. Durante esse tempo, levou os dois filhos na Casa da Leitura e, agora, acompanha a neta caçula nas brincadeiras na praça.
Surpresa na caixa do Correio
Especializada em obras literária, a unidade do Guabirotuba da Casa da Leitura tem quase 40 anos de atividades e é uma das 16 unidades de leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Para estreitar os laços com os moradores, também lança mão de outras estratégias. É o caso da postagem de textos literários nas caixas de Correio das residências próximas.
“Aproveitamos o acesso às caixas para deixar os textos e, junto, o convite para os moradores visitarem nosso espaço”, conta o coordenador do local, Eli Bruno do Prado. “Ainda hoje, quando chegarem em casa e forem conferir a correspondência, vão encontrar um texto do Jamil Snege”, completa.
A meta de Eli é contribuir para a formação de novos leitores – entre crianças, adolescentes e adultos – e atrair público para as outras atividades desenvolvidas no local, como parte do programa Curitiba Lê. Entre elas estão rodas de leitura, contação de histórias e bate-papo com escritores.
A Casa da Leitura Nair de Macedo fica na Rua da Capitania, 57, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A programação é grátis.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba