29.08.2019Casa da Leitura Jamil Snege cativa leitores de todas as idades

Em busca do título Desperta ao Amanhecer, a jovem Kammily Santos Vaz descobriu a Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania do Fazendinha, e virou a leitora número um do local. De janeiro até agora, Kammily emprestou 60 livros.

A média de leitura da jovem de 16 anos, moradora do bairro Fazendinha, é de oito livros por mês e está bem acima do índice nacional. Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro de 2016 aponta que o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano.

O livro que levou a Kammily a descobrir o universo das Casas da Leitura, equipamentos mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba em todas as regionais da cidade, é a segunda edição da saga de terror Acampamento Shadow Falls, da escritora C.C Hunter.

“O primeiro eu emprestei da biblioteca da escola, mas lá não tinha os outros, então fui procurar a Casa da Leitura. Fiz a ficha no primeiro dia e não parei mais de emprestar livros, são muitos bons”, disse Kammily.

Equipe cativante e livros interessantes
Outro nome recorrente na Casa da Leitura Jamil Snege, a secretária-executiva aposentada Sônia Marli Glisczeski encontra prazer na leitura. Aos 67 anos, é a leitora mais antiga da Casa, frequentando o espaço pelo menos duas ou três vezes ao mês, há mais de três anos.

Os livros de contos e de filosofia são os preferidos de Sônia, mas é a atenção da equipe da casa que cativou a leitora.

“Sempre fui bem atendida. Os funcionários conversam comigo, me indicam livros e eventos. É um lugar que me faz muito bem, me sinto em um mundo à parte”, diz Sônia.

Fascinada por literatura desde criança, Sônia revela que seu escritor favorito no momento é o moçambicano Mia Couto, autor de obras como Terra Sonâmbula e Cada Homem é Uma Raça, o qual conheceu por indicação do responsável pelo espaço, Thiago Correa.

A aposentada destaca que, para ela, a leitura proporciona alegria e satisfação. “É uma forma de sair de casa sem ter que ir muito longe. Por um livro abro mão de qualquer coisa.”

Casas da Leitura
As Casas da Leitura são espaços dedicados à promoção de serviços culturais e literários como empréstimo de livros, rodas de leitura e oficinas de criação literária. Administradas pela Fundação Cultural de Curitiba, existem 17 unidades espalhadas por todas as regionais.

Para o empréstimo de livros, é necessário fazer um cadastro mediante a apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos responsáveis, no caso de menores de 16 anos.

Serviço: Casa da Leitura Jamil Snege
Endereço: Rua da Cidadania do Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Aberto para públicos de todas as idades