07.02.2020Carnaval 2020: coreto do Passeio Público e Ruas da Cidadania terão espetáculo de samba

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é”, já dizia Dorival Caymmi, e Curitiba vai mostrar que tem samba no pé com as apresentações programadas para acontecer entre os dias 8 a 21 de fevereiro, em diversos espaços. O espetáculo Iniciação ao Samba – Uma Viagem Através do Samba passará por todas as regionais e levará ao público a origem e história de um dos maiores símbolos da cultura brasileira, o samba.

O espetáculo estreia neste sábado (8/2), às 16h, no coreto do Passeio Público e será reapresentado no domingo (9/2), ao meio-dia, na Praça Iguaçu, no Memorial de Curitiba. Durante a semana as apresentações acontecem nas Ruas da Cidadania.

Estudantes
Entre serpentinas, confetes e bonecos gigantes, as apresentações nas Ruas da Cidadania ganham mais evidência com um bloco de carnaval ao fim da encenação. Crianças da rede municipal de ensino vão acompanhar as apresentações, de 17 a 21 de fevereiro, em dois horários, às 10h30 e 15h.

O espetáculo, além do seu caráter didático e lúdico, tem expressão artística e é acompanhado pelo Regional do Conservatório de Música Popular Brasileira, composto por voz, violão, cavaquinho, caixa, surdo e trompete. O grupo vai tocar os sambas mais conhecidos do público.

A ação faz parte do Carnaval 2020, realizado pela Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). "As crianças e o público terão oportunidade de assistir ao espetáculo de teatro que conta a história do samba, desde o Mestre Donga até os dias atuais, mantendo viva a cultura brasileira”, destaca a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro.

A História do Samba, contada e cantada
Na linha de frente do espetáculo estão o personagem Curitibinha e um casal de dançarinos. O trio mostra as origens desse ritmo popular desde o seu nascimento com os sambas de roda, no Nordeste do Brasil, passando pelas diversas influências como a polca, o lundu e o xote, até chegar à sua expressão máxima urbana no Rio de Janeiro.

O público e as crianças vão conhecer grandes compositores brasileiros, como Mestre Donga, João da Baiana, Sinhô, Noel Rosa e os mais contemporâneos, como Paulinho da Viola, Cartola e Adoniram Barbosa. Também será lembrado o cantor e compositor popular curitibano, de renome nacional, Lápis.

Serviço: espetáculo Iniciação ao Samba – Uma viagem através do samba
Dias 8, 9 e 15 de fevereiro, às 16h, no Coreto do Passeio Público

Dias 9 e 16 de fevereiro, às 12h, no Memorial de Curitiba

De 17 a 21 de fevereiro, nas Ruas da Cidadania