02.12.2021Cantata de Natal do Bairro Novo terá 900 vozes de curitibinhas

A menos de dez dias da apresentação, os ensaios para a tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo estão em ritmo acelerado. Marcado para a sexta-feira da próxima semana (10/12), às 19h30, o espetáculo gratuito reunirá um coro de 900 vozes de curitibinhas no palco em frente à Rua da Cidadania (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)

Organizada pela Prefeitura, a cantata volta ao roteiro do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais após interrupção em 2020 devido à pandemia da covid-19. Desta vez, teve adesão de todas as 19 escolas municipais da regional.

O coro da Cantata de Natal do Bairro Novo é formado por crianças de 7 a 10 anos, num trabalho que envolve diretamente a Administração Regional e os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba e da Educação.

Os ensaios começaram em novembro e são feitos em duas etapas. No auditório da Rua da Cidadania, a maestrina ensaia técnica vocal e performance com as professoras que repassam às crianças nas escolas. Na semana que vem será feito um ensaio geral com todos os estudantes e as professoras antes da apresentação ao público.

“As crianças estão ansiosas pelo momento da apresentação e as famílias também. É um momento muito especial para todos”, diz a professora Gisele Gurski, da Escola Municipal Paulo Freire.

Homenagem para Esmeralda
A retomada da Cantata em 2021 carrega dupla emoção para a musicista e regente Letícia Willie. Ela assumiu a tarefa de substituir a maestrina Esmeralda Rovani, coordenadora da Cantata que faleceu em abril deste ano vítima da covid-19.

“Estou dando seguimento ao legado da Esmeralda, para fazer a semente que ela plantou aqui brotar e florescer. Acho que esse seria o desejo dela, ver o trabalho que desenvolveu com tanto amor e dedicação continuar”, declarou Letícia.

Professora de Artes da rede municipal, Esmeralda coordenava desde o início, em 2005, a cantata do Bairro Novo. “Ela (Esmeralda) estava à frente desse trabalho maravilhoso desde o começo, então esse espetáculo será muito marcante”, disse Luzia Simplicio da Silva, chefe do Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba.

A Cantata de Natal do Bairro Novo surgiu inicialmente com apresentações individuais de corais das escolas municipais. No ano seguinte, em 2006, a Administração Regional resolveu reunir os corais e transformar num coro único, coordenado por Esmeralda.

A nova maestrina da Cantata, Letícia, é regente e professora do projeto MusicaR, da Fundação Cultural de Curitiba, no Bairro Novo e trabalhou com Esmeralda no espetáculo de 2019, última apresentação da Cantata antes da pandemia.

Autor: Assessoria de Comunicação